GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares deu início nesta quarta-feira (2) aos trabalhos preventivos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A cidade recebeu seis carros fumacês, todos equipados com sistema de monitoramento por GPS, que realizarão a pulverização de inseticida em toda a área urbana e nos distritos até o final de novembro.
Embora o município não esteja enfrentando uma situação alarmante, com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em agosto, apontando que apenas 1,8% dos imóveis pesquisados apresentaram focos do mosquito, a ação é preventiva e segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é impedir que esses índices aumentem com a chegada das chuvas e do calor, que favorecem a proliferação do vetor.
Os carros fumacês estão operando em horários específicos, nas manhãs e nas tardes, cobrindo diversas regiões da cidade. A previsão é de que, até o fim da ação, toda a área urbana de Valadares e seus distritos recebam a pulverização.
Para garantir a eficácia da medida, os moradores devem deixar portas e janelas abertas durante a passagem dos veículos, permitindo que o produto alcance todos os cômodos das residências. Além disso, é essencial que aquários e gaiolas sejam cobertos com panos, para proteger os animais de estimação.