Deputada Soraya Santos (PR-RJ) sobre ser a primeira mulher a ocupar a 1ª secretaria
Comissões mais importantes serão do governo
Mais que maioria no Plenário, o blocão do governo Bolsonaro garantiu as nove primeiras escolhas para as presidências das comissões permanentes na Câmara dos Deputados, as mais importantes. O comando da Comissão de Constituição e Justiça faz “andar” ou “travar” projetos como a reforma da Previdência. Governistas terão também comissões que cuidam de orçamento, economia, infraestrutura etc.
Despetização
Outras comissões, como Educação e Direitos Humanos, serão – como define o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) – “despetizadas”.
Sobrando
Com 301 deputados de 11 partidos, o blocão terá direito, além das nove primeiras escolhas, a outras cinco comissões.
Nova força
Liderado pelo PDT, o segundo bloco mais numeroso (105 deputados) terá direito a cinco comissões, mas a primeira escolha é só a décima.
Partido mínimo
O PT, que cantou de galo durante mais de uma década, agora terá cinco comissões, mas ficou atrás de PDT e PCdoB nas escolhas.
Disney World poderá se instalar em Brasília
Poderá ser construída em Brasília a primeira unidade de Disney World, hoje existente em vários países. Em Tóquio e Paris (Eurodisney) os parques são casos de sucesso. O governo do DF tem negociado com outros investidores, além da Disney, inclusive com a entidade mundial dos parques temáticos, a Sindepat. O investimento, se confirmado, vai alterar o perfil econômico de Brasília, ainda ligado à condição de capital política. A expectativa é a geração de 100 mil empregos em dois anos.
Estrutura
Além dos parques temáticos, está prevista também a construção de hotéis e restaurantes nas áreas do empreendimento.
Contrapartidas
O governo se comprometerá com infraestrutura adequada, além de transporte público de qualidade ligando o aeroporto ao parque.
Polo de Cinema
O governo pretende disponibilizar para o investimento da Disney, em princípio, uma área de 800 hectares próxima do Polo de Cinema.
Parque memorial
O Brasil deveria plantar milhares de árvores em toda a área coberta pela lama assassina da Vale, tornando-a um parque memorial. E tocar a Vale com seus bilhões para fora. Para dentro, só se for da cadeia.
Proeza e leviandade
O governo do Espírito Santo divulga que em 2018 gastou menos do que arrecadou. A proeza capixaba contrasta com o ex-governo do DF, que no mesmo ano de 2018 deixou um rombo superior a R$ 7,8 bilhões.
PT parece ‘nanico’
A eleição para presidente e demais cargos da Câmara evidenciou o declínio do poder petista PT no Legislativo. O partido conseguiu emplacar apenas uma suplência nos cargos da mesa diretora.
Recado dado
Do hospital, Bolsonaro parabenizou Rodrigo Maia pela vitória na Câmara e passou o recado: espera a retribuição do apoio do PSL para que ele conduza os “projetos que o brasileiro tanto almeja”.
Quebrou o esquema
Reeleito presidente da Câmara, Rodrigo Maia, (DEM-RJ) convocou a sessão deliberativa para terça (5), mas deu a má notícia de que não haverá folga. “Lembro que há sessão do Congresso segunda, às 15h”.
É pra já
Líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) prevê rapidez na tramitação da reforma da Previdência após a reeleição de Rodrigo Maia (DEM) . “Esperamos que seja até o fim de fevereiro”, disse.
Recorde de mulheres
Apesar das reclamações da oposição, são mulheres 15% (ou 77, no total) dos deputados federais que tomaram posse do mandato. É o recorde desde a redemocratização.
Primeira mulher
Grande surpresa da noite de sexta-feira (1º), a deputada Soraya Santos (PR) venceu a disputa como candidata avulsa à primeira-secretaria da Câmara. É a primeira a ocupar o cargo.
Pergunta na lama
Até quando as autoridades policiais e o MP vão engolir as desculpas esfarrapadas da diretoria da Vale?