As ações para a vacinação da população se estendem até o dia 24 de junho para os grupos prioritários em todo o país
O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira que vai prorrogar em todo o país a vacinação contra o sarampo e a gripe. De acordo com o órgão, o motivo da prorrogação é a baixa nas metas estabelecidas para as coberturas vacinais. Até o momento, o sarampo teve 31% da sua meta atingida e a gripe, 44%. Com as datas prorrogadas, a expectativa é que até 24 de junho tenham sido vacinados 90% dos grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o chamado para que todas as pessoas que estão nos grupos prioritários procurem as salas de vacinas mais próximas de sua residência para tomar as doses.
Os grupos prioritários para a vacinação contra a sarampo são: crianças de 6 meses a 4 anos e trabalhadores da saúde. Já os grupos prioritários para a imunização contra a gripe são: idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A vacinação continua até o dia 24 de junho e é um processo rápido, fácil e que contribui para a saúde de toda a população.