Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Influenza começa em abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Influenza está marcada para começar no próximo mês, no dia 4 de abril, segundo o Ministério da Saúde.

Na campanha de vacinação contra o sarampo serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde, no intuito de atualizar a situação vacinal.

Na campanha de vacinação contra a influenza serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, a campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a vacinação contra a covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário. Por isso, a orientação é para que seja priorizada a vacinação contra a covid-19, para todas as crianças que ainda não foram vacinadas, sendo necessário respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Alerta com os casos de sarampo

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal. É o caso do Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de sarampo, e desde 2019 voltou a ser endêmico para essa doença, o que levou à perda do certificado de país livre do sarampo. Informações: Prefeitura de Governador Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como