Campanha de vacinação contra H1N1 começa em Valadares

Começou, nesta segunda-feira (23), a primeira das três etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Por determinação do Ministério da Saúde (MS), a campanha acontece um mês antes da data prevista, priorizando a imunização de pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos até o dia 22 de maio. O “Dia D” acontecerá em 9 de maio.

O público-alvo dessa fase vai ser vacinado em domicílio, para evitar filas e aglomerações nas unidades básicas de saúde. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou 20 equipes volantes, que na manhã desta segunda já iniciaram as visitas às residências de pessoas acima de 60 anos e acamados, devidamente protegidos e seguindo os protocolos do Ministério.

Todas as unidades realizaram esta ação em Governador Valadares, sendo que em algumas foi preciso o apoio da equipe volante. São elas: Carapina 1, ESF Jardim Pérola, Jardim Primavera, Nossa Senhora das Graças, Santa Rita 3, Santa Terezinha e Turmalina 3.

Como o Governo Estadual enviou apenas 28% das doses necessárias para o Município, a Secretaria vai aguardar o envio de uma nova remessa, prevista para acontecer na próxima sexta-feira (28), para retomar as visitas às casas dos usuários. Após a vacinação desse grupo, a Secretaria iniciará a vacinação do público restante – pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, entre outros.

O prefeito André Merlo (PSDB) anunciou em vídeo que será possível a vacinação por drive-thru, em que a pessoa poderá ser imunizada sem precisar de sair do próprio carro, para agilizar o trabalho e evitar aglomerações.

Coronavírus

A vacina contra H1N1 não é eficaz para infecção por Covid-19, no entanto, ela é de grande importância, pois auxilia os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico da doença, visto que os sintomas são parecidos.

A Secretaria ressalta a importância de todos que fazem parte do público-alvo da campanha se vacinarem, mas destaca que devem aguardar a vacinação em casa, não devendo ir à unidade de saúde em busca do atendimento, evitando aglomerações. A recomendação ainda é de permanecer em casa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM