Liberação dos serviços de empréstimo a este público começou nessa segunda-feira (28); saiba como ser um beneficiado
Oportunidade para quem deseja sair do vermelho. A Caixa Econômica Federal informa que, a partir desta semana, pessoas que se encontram com o “nome sujo” poderão contar com serviços de empréstimo para a quitação das dívidas.
De acordo com a empresa, a ajuda financeira contempla pessoas físicas, além de microempreendedores individuais. Estão também inclusas nesta lista, pessoas que possuem dívidas negativadas. A liberação dos empréstimos teve início nessa segunda-feira (28).
Dessa forma, serão disponibilizados créditos de R$ 1.000 para pessoas físicas e de R$ 3.000 para os microempreendedores individuais. Com esta iniciativa, o Governo Federal pretende tirar pelo menos 30 milhões de brasileiros das dívidas acumuladas. Ainda de acordo com o Governo Federal, o serviço levará em consideração a realidade social dos empreendedores e oferecerá condições favoráveis, conforme a capacidade de pagamento do beneficiado.
Direcionamento do empréstimo
Entretanto os beneficiados, sobretudo empreendedores, precisam estar atentos ao direcionamento que darão à verba recebida. Pois a Caixa faz questão de salientar que este dinheiro tem destino estabelecido, visando a reestruturação financeira do microempresário. Sendo assim, o empréstimo pode ser aplicado em três esferas:
- Aumento do capital de giro;
- Compra de matéria-prima ou utensílios fundamentais ao funcionamento da empresa;
- Investimento no aumento da produção
Como solicitar o empréstimo
Se você precisa do empréstimo como pessoa física, pode utilizar o aplicativo Caixa Tem. Para dar seguimento à solicitação, após instalar o aplicativo, é necessário cadastrar seus dados. Se não possui cadastro junto ao banco, é provável que precise fazê-lo em uma agência Caixa mais próxima de você. Então a empresa pedirá sua documentação de forma digitalizada, por meio do aplicativo. Você também deve informar ao banco a sua renda pessoal.
Agora, se você é um microempreendedor, poderá solicitar o empréstimo somente de forma presencial, em alguma das agências Caixa. O Governo explica que esta condição de atendimento é momentânea, pois, dentro de dois meses, empreendedores também poderão acessar o benefício via aplicativo. Então ao atendente, você deverá apresentar seus documentos pessoais e os da sua empresa. Além disso, seu CNPJ precisa ter mais de 12 meses de faturamento como MEI.
Liberação e juros
A Caixa Econômica Federal ressalta que o prazo de aprovação para a liberação do crédito é de até 10 dias após a solicitação. Já o pagamento será em parcelas, divididas em até 24 meses.
Quanto aos juros, serão aplicados 1,95% ao mês para pessoas físicas e 1,99% ao mês para pessoas jurídicas.