Diante do encerramento das audiências de negociação com a mineradora Vale em torno do acordo para reparação por danos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu reestruturação dos núcleos social, cível e criminal, alterando a composição da força-tarefa encarregada de apurar os fatos relativos ao rompimento da barragem de rejeitos de minério, acompanhar os respectivos processos e suas repercussões em todas comarcas atingidas.
A reestruturação ocorreu por meio da publicação da Portaria (PGJ n° 148) assinada pelo procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior.
De acordo com o documento, os núcleos são integrados pelos promotores de Justiça a seguir:
– Núcleo do Meio Ambiente: promotores de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Felipe Faria de Oliveira, Leonardo Castro Maia, Flávio Alexandre Correa Maciel, Lucas Marques Trindade e Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini.
– Núcleo Social: Paulo César Vicente de Lima, André Sperling Prado, Shirley Machado de Oliveira, Luciano Moreira de Oliveira e Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth.
– Núcleo Criminal: Marcos Paulo de Souza Miranda, William Garcia Pinto Coelho, Paula Lino da Rocha Lopes, Cláudio Maia de Barros, Giovani Avelar Vieira, Pedro Henriques Salles Ribeiro e Wagner Marteleto Filho.
Ainda conforme a Portaria, os procuradores de Justiça Andrea de Figueiredo Soares, Antônio Sérgio Rocha de Paula, Arnaldo Alves Soares e Luiz Antônio Sasdelli Prudente, sob a coordenação do procurador-geral de Justiça adjunto institucional, atuarão em segundo grau em apoio à referida força-tarefa.
Conforme o documento, o Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), a Central de Apoio Técnico (Ceat) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), bem como os demais órgãos de apoio do MPMG deverão priorizar as demandas da força-tarefa e das demais frentes de trabalho, especialmente quanto a inteligência, recursos humanos, logística, tecnologia da informação, comunicação integrada e materiais.







