Ter um campeonato de parapente na cidade já é o máximo. Mas ainda é ter os atletas brasileiros liderando o 5º Campeonato Pan-Americano de Parapente! Sem palavras. Na disputa em seguida vem as equipes dos Estados Unidos e Argentina, respectivamente. Na disputa individual, o carioca Rafael Saladini está em 1º lugar. Seguido pelo equatoriano Juan Carlos Reinoso em 2º, e, em 3º, pelo brasileiro Alexandre Germani. Entre as mulheres, as americanas Galen Kirkpatrick e Violeta Jimenez seguem nas primeiras posições. A brasileira Isabela Sales está em 3º. Moisés Sodré, o Móka, ocupa a melhor posição entre pilotos valadarenses, estando no 19º lugar.
A prova de ontem (12) foi a mais longa do campeonato: 95 km. Saindo do pico da Ibituruna, passando por Derribadinha, Alto Santa Helena, São Vítor, e goal na Polícia Federal de São Vítor. A maioria dos pilotos optou por voar junto com o pelotão praticamente a prova toda. A estratégia deu certo até o momento. Cerca de 100 pilotos conseguiram chegar no goal. Os brasileiros novamente mostraram porque são os favoritos. Entre os dez primeiros a completarem a prova, oito são do Brasil. Os três primeiros foram: Rafael Saladini, Érico Oliveira e Túlio Subirá.
O piloto valadarense João Luiz Marques estava feliz com o resultado da equipe valadarense. “O nível dos pilotos é muito alto, então a comissão de prova resolveu botar uma prova bastante difícil. Hoje [ontem] toda a equipe de Valadares conseguiu fazer o goal. Eu cheguei bem atrás, mas só de ter completado a prova, já foi uma vitória”, comentou.
A disputa com narração em tempo real pode ser acompanhada pelo Facebook da Prefeitura de Governador Valadares e da Confederação Brasileira de Voo Livre pelo Facebook CBVL, ou pelo canal do Youtube da Free Flight TV. Os resultados oficiais são divulgados após às 18 horas pelo site Valadares Parapente.
Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social