Brasil lidera número de casos de dengue no mundo

FOTO: Pixabay

BRASÍLIA – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, totalizando 2,9 milhões de casos em 2023. Os casos representam mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente. A OMS chamou atenção, nesta sexta-feira (22), para países onde a doença se espalhou, nos quais historicamente a dengue não circulava.

Entre as razões para o aumento está a crise climática, com a elevação da temperatura mundial. Dessa forma, o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, consegue sobreviver em ambientes onde antes isso não ocorria. Além disso, o fenômeno El Niño deste ano também acentuou os efeitos das alterações climáticas.

A OMS relatou mais de 5 milhões de casos em todo o mundo, e 5 mil mortes pela doença. A maior parte, 80% das infecções por dengue, foram notificadas nas Américas, seguidas pelo Sudeste Asiático e Pacífico Oriental. Nas Américas, os países que têm o maior número de casos são, respectivamente, Brasil, Peru e México. Os dados são referentes ao período entre 1º de janeiro a 11 de dezembro de 2023.

Do total de notificações no Brasil, 1.474 são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de dengue hemorrágica, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como