Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) continuam combatendo o incêndio no pico da Ibituruna, em Valadares, na manhã desta quarta-feira (29). O fogo, que começou a se alastrar no início da tarde de ontem (28), já atinge mais de 15 hectares da área de preservação estadual do pico.
Mais de 50 membros da equipe do Corpo de Bombeiros, do IEF e da Polícia Militar de Meio Ambiente seguem trabalhando no combate às chamas. Ainda não é possível calcular com precisão a dimensão do que foi destruído, contudo o fogo continua deixando a população apreensiva, principalmente os moradores que vivem nestas áreas.
Durante a madrugada, os fortes ventos espalharam as chamas para outras áreas não afetadas antes. Muitos animais morreram queimados. Segundo os bombeiros, durante os trabalhos foram utilizadas aeronaves que dispensaram água em locais onde o fogo tomou maiores proporções. O capitão também alertou que embora o fogo seja um dos principais e mais tradicionais meios de realizar a limpeza de terrenos, os prejuízos podem ser enormes.
Em nota, a assessoria da Polícia Civil disse que o inquérito será instaurado para apurar a autoria da ação criminosa. A perícia criminal já foi requisitada pela delegada de polícia responsável, para comparecimento ao local do crime, a fim de identificar, recolher vestígios e registrar os danos causados no pico da Ibituruna em virtude do incêndio criminoso. (TV Leste)