Treinamento simulou cenários de ocorrência encontrados no pico da Ibituruna
Militares do Corpo de Bombeiros realizaram um treinamento de resgate em altura em Governador Valadares. O treino do Pelotão de Emergência Ambiental e Resposta a Desastres (Pemad) começou nessa terça-feira (25) e se estende nesta quarta-feira (26), simulando cenários de ocorrências encontradas no pico da Ibituruna.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ação contou com 40 militares de Valadares e outras três cidades, além dos militares convidados do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM). Portanto participam Bombeiros de Teófilo Otoni, São João Evangelista, Guanhães e Ipatinga.
O treinamento teve como objetivo aprimorar as técnicas de resgate em altura e levou os militares a praticaram diversas técnicas de descida e ascensão. Além disso, atividades de evacuação de vítimas em maca com a utilização de tirolesas também fizeram parte do treinamento.
De acordo com o comandante do 6º BBM, major BM Leonardo Rodrigues de Oliveira, o treinamento é fundamental para a segurança dos bombeiros militares e para a melhor prestação de serviço à população. “O resgate em altura é uma atividade complexa e requer muita técnica e treinamento. É importante os bombeiros militares estarem atualizados e preparados para esse tipo de operação”, afirma.
O treinamento contou com a participação de instrutores do Pemad, que são especialistas em resgate em altura. Os instrutores orientaram os militares sobre as técnicas de segurança e sobre como realizar o resgate de vítimas de forma segura e eficiente. Além de contribuir para a segurança dos bombeiros militares e para a melhor prestação de serviço à população.