Bombeiro Militar é suspeito de participar de esquema de adulteração de medicamentos

A Polícia Civil divulgou o número de pessoas que foram presas durante a operação que desarticulou um esquema de adulteração e comercialização ilegal de medicamentos de venda proibida em Governador Valadares. O depósito foi localizado no bairro Morada do Vale, em operação da PC realizada nessa quarta-feira (30). Foram presos em flagrante sete pessoas: o proprietário da distribuidora, E.S.L, de 49 anos, B.H., 33, T.R.B., 31, V.M.B., 55, G.H.M., 32, W.M.S., 24, e o bombeiro militar F.C.O., de 31 anos. No depósito clandestino eram armazenados e adulterados diversos tipos de medicamentos, inclusive remédios controlados e destinados à rede pública de saúde dos municípios de Coronel Fabriciano e Poté. O Corpo de Bombeiros de Valadares se pronunciou sobre a prisão de F.C.O.

Como foi o caso

Conforme informações da Polícia Civil, no depósito funcionava um pequeno “laboratório”, onde eram feitas as adulterações de lotes, datas de vencimento dos medicamentos e manipulações. Pelo que foi apurado pela PC, o depósito clandestino seria de uma distribuidora de remédios legalizada.

De acordo com W.M.S., um dos detidos, ele trabalha como motoboy durante o dia e esporadicamente entregava medicamentos ao investigado F.C.O., bombeiro militar, lotado em Valadares. Ainda segundo relatos de W., o referido militar o recrutou há aproximadamente três meses, para fazer as entregas dos medicamentos. Ele fazia de 10 a 20 entregas semanais, recebendo o valor R$ 10 por entrega. Toda a medicação era repassada sem notas fiscais.Descoberto o depósito clandestino, toda a ação foi acompanhada por agentes da Vigilância Sanitária, bem como da perícia técnica criminal, que auxiliaram nos trabalhos de identificação e recolhimento dos materiais apreendidos, sendo parte desse material apreendido pela Polícia Civil para fins periciais e o restante encaminhado para o posto da Vigilância Sanitária. Além das centenas de caixas de medicamentos apreendidas, foram recolhidos celulares e duas motocicletas, que estariam sendo utilizadas na prática criminosa. Toda a ação foi conduzida pelos delegados Clériston Lopes de Amorim e Márdio Bento Costa, da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes de Valadares.

E.S.L., de 49 anos, foi preso em flagrante, embora tenha negado ser proprietário do depósito. Disse ser apenas um representante comercial do ramo farmacêutico. Apesar da negativa do suspeito, parte das pessoas ouvidas pela PC o indicou como proprietário da distribuidora. E.S.L não possui formação acadêmica na área farmacêutica.

Corpo de Bombeiros

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares se pronunciou sobre a prisão de F.C.O. “O Sexto Batalhão de Bombeiros Militar está acompanhando o desdobramento da operação da Polícia Civil que resultou na prisão de um militar da corporação. O militar encontra-se sob custódia, e lhe será assegurado o direito da ampla defesa e contraditório. Quanto às medidas internas, a instituição irá tomá-las em momento oportuno, quando finalizado o processo”, diz.

População deve ficar alerta

A Prefeitura vem, através da Gerência de Vigilância Sanitária (VISA), alertar a população para não adquirir nenhum medicamento de forma clandestina, por intermédio de pessoas em redes sociais. Medicamentos devem ser adquiridos apenas em farmácias e drogarias devidamente licenciadas pela Gerência de Vigilância Sanitária e, nos casos de medicamentos controlados, somente com receita prescrita por profissional habilitado (médico, dentista ou médico veterinário). Alerta também os estabelecimentos farmacêuticos do Município a não adquirirem medicamentos sem nota fiscal conforme a legislação tributária.

por Eduardo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM