Bolsas oferecidas pelo Uaitec estão suspensas em Minas. Bolsistas ficam indignados

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico anunciou na quarta-feira (1) a suspensão das atividades de todos os bolsistas das unidades Uaitec por tempo indeterminado. Tal medida foi tomada em virtude do avanço da Covid-19 e da necessidade de destinar os recursos dos projetos ao combate à Pandemia no estado. Mais de 180 bolsistas, incluindo de Governador Valadares, foram desligados do programa.

A Uaitec é uma política pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e tem como objetivo promover a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e à distância.

Em uma carta aberta enviada ao Governo do Estado, os bolsistas foram contra a suspensão. “Desde o dia 18 de março, data em que as atividades presenciais foram suspensas, os bolsistas estavam atuando na modalidade ‘home-office’, através das orientações, diretrizes e atividades solicitadas pelo Governo do Estado. Nesse momento, muitas pessoas encontram na Uaitec uma ferramenta para a capacitação e profissionalização, utilizando os cursos oferecidos na modalidade on-line, tendo em vista que o projeto é referência no uso de tecnologias e poderia auxiliar bastante na aplicabilidade de ciência e tecnologia no período de quarentena”, defenderam.

Para a bolsista valadarense, que preferiu não se identificar, a medida vai prejudicar a todos. “Estamos em meio a uma epidemia e fomos todos desligados, sendo que não temos direitos trabalhistas. No caso, o que estamos reivindicando a nossa situação”, afirmou.

Na carta, os bolsistas cobram diálogo com o governo para reavaliar a situação e retornar com o programa. “A suspensão das bolsas, apesar de serem previstas em lei, foi feita de maneira inadequada, quando o peso maior está sobre os mais vulneráveis. Ela sinaliza o dano de risco irreparável e de ensejar desequilíbrio social, financeiro, emocional e psicológico, especialmente considerando a pandemia que assola o país”, diz.

Em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE) disse que levou o caso ao gabinete do Prefeito André Merlo para ser avaliado. “A SMDE ainda informa que enquanto os serviços públicos do Município estiverem paralisados devido ao Coronavírus (COVID-19), a Uaitec de Valadares também deve seguir fechada”, disse.

Leia na íntegra a manifestação dos bolsistas, após a suspensão do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM