Boa parte de turistas e valadarenses optam por ambientes de sossego neste carnaval

Muitas famílias escolheram passar a data em pousadas ou fazer passeios em parques naturais

A semana de carnaval é vista, pelo mundo todo, como uma época festiva e marcada pela alegria dos foliões brasileiros. Os populares bloquinhos tomam conta das ruas, juntamente com a música em alto volume e as fantasias coloridas. Mas, neste ano, Governador Valadares não sediou os “carnavais de rua” que costumam agitar alguns bairros da cidade. Por isso, muitos valadarenses viajaram para outros estados.

Diante dessas que são opções tão comuns neste período, há quem prefira curtir os dias carnavalescos em plena calmaria. E não se trata de um público pequeno.

Pelo menos é o que indica o histórico de hospedagens na pousada da Viviane Vale Silvestre, localizada na Ibituruna. Segundo a empresária, a procura pelo serviço de hospedagem cresceu em torno de 40% neste período. Ela também relata que o índice de ocupação do estabelecimento costuma atingir os 100% nesta época do ano, como foi em 2021.

Pousada é muito procurada por valadarenses e turistas nesta época do ano – FOTO: DRD

Já em 2022, Silvestre diz ter notado uma queda de aproximadamente 10% no índice de hospedagens no carnaval. A empresária acredita ser uma consequência da necessidade de muitas pessoas de economizar por conta do aumento dos preços (de produtos e serviços) no último ano.

“Todo ano o carnaval é uma data muito boa pra nós. São datas em que a gente já espera um movimento maior. A gente faz contratações extras, organiza mais a casa para receber um número maior de pessoas”, conta. Silvestre enfatiza que o público vai à pousada em busca de descanso e paz, além de estar, na maior parte das vezes, em família.

Família iniciando este dia (28) em um passeio à beira do lago – FOTO: DRD

Contato com a natureza e atividades de lazer

Por ser um lugar afastado do meio urbano, a pousada é cercada por muita vegetação e lagos. Além da proximidade com a natureza, quem opta por essa alternativa no carnaval também pode desfrutar de atividades de lazer, como piscina, rede, passeios de pedalinho no lago, tirolesa e até mesmo se aventurar nas trilhas da região, com o direcionamento de um guia.

As amigas Aline Vaz (gerente financeira) e Elaine Oliveira (advogada) vieram de Teófilo Otoni só para passar o carnaval em Valadares. Elas são cristãs e costumam aproveitar a data em retiros religiosos. Na busca por um ambiente tranquilo, as amigas decidiram pela pousada e, nesta manhã (28), já garantiram um café reforçado para logo depois encarar uma trilha.

Aline Vaz e Elaine Oliveira tomando o café da manhã na pousada do pico da Ibituruna – FOTO: DRD
Amigas se preparam para pegar trilha – FOTO: DRD

O casal de enfermeiros Giuliano e Amanda Gusmão veio de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Eles contam já ter aproveitado a data aqui na cidade outras vezes. Sobre a escolha pela pousada, não exitaram em responder: “Viemos pelo descanso”. Ao contrário da dupla de amigas, o casal resolveu começar a semana curtindo uma brisa fresca com muita tranquilidade, na rede.

Casal de enfermeiros veio de Araçuaí e ficará na cidade até amanhã (1º) – FOTO: DRD

Além da data oportuna, Viviane Vale Silvestre ressalta as vantagens de ter eventos atrativos no município nesta época, como o Campeonato de Voo Livre FlyUai, que aconteceu neste fim de semana. “Tendo um evento na cidade, é muito bom para todo mundo. Porque tem o que os hóspedes fazerem”, destaca.

Parques naturais também atraem público nesta época

Quézia Almeida é assistente contábil e, nesta segunda-feira de carnaval, compareceu ao Parque Natural Municipal com o esposo e os dois filhos. Apesar de ser valadarense, é a primeira vez que Quézia visita o Parque com a família. Ela afirma que a diversão está garantida e não se arrepende da escolha pelo passeio de hoje. “Procurei um lugar mais familiar e amei. Foi a primeira vez. Escolhi vir e glória a Deus que eu vim, porque foi um evento bem legal”, contou ela.

O marido de Quézia Almeida entrou no clima e acompanhou os filhos no pula-pula – FOTO: DRD

Quem também se encantou com as belezas do parque foi Ana Flávia Sartori, de Belo Horizonte. Sartori é enfermeira e trouxe os três filhos – dentre eles duas meninas gêmeas – para se esbaldarem nas brincadeiras enquanto ela descansava e se divertia também.

Ana Flávia Sartori, as duas filhas gêmeas e as amiguinhas das filhas estiveram no parque na manhã desta segunda (28) – FOTO: DRD

“É a primeira vez que nós visitamos o Parque Municipal e tive uma impressão muito boa porque não sou valadarense. O Parque Municipal daqui é muito diferenciado. Eu nunca havia visto tantas atividades gratuitas oferecidas para as crianças. O ambiente é muito gostoso para os pais também. Eles estão aqui se divertindo, chupando picolé, comendo algodão doce, pipoca e, ao mesmo tempo, gastando essas calorias nos brinquedos”, comentou a professora.

Ela aproveita para ressaltar a importância de se desconectar de aparelhos eletrônicos e se reconectar com a natureza:

“E aqui é um reencontro com a natureza, é uma oportunidade muito bonita de a gente poder escutar o som dos pássaros, pisar a grama, tanto para as crianças, que muitas vezes só ficam no tablet, no computador, e acabam desconhecendo esse reencontro natural. Tá sendo muito interessante essa experiência do carnaval fora do barulho, da folia, mas se reencontrando com o coração e com a natureza. Recomendo, indico para todos. Governador Valadares está de parabéns”, enfatiza.

O Parque Natural Municipal fica localizado na rua Altino Marques, nº 1936, bairro Elvamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM