GOVERNADOR VALADARES – Nesta sexta-feira (5), o bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, celebrou 68 anos de idade. Natural de Caldas, no Sul de Minas, o religioso acumula uma longa trajetória de serviços prestados à Igreja Católica, marcada por estudos, atuação pastoral, formação de novos sacerdotes e liderança episcopal.
Nascido em 5 de dezembro de 1957, Dom Félix recebeu o batismo três dias depois, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, em sua cidade natal, pelas mãos do Frei Belchior Milazzo. Em 1958, foi crismado por Dom Oscar de Oliveira, então Arcebispo de Mariana e Administrador Apostólico de Pouso Alegre. Aos seis anos, fez a primeira confissão e comunhão no Santuário de Santa Rita de Caldas, com Monsenhor Alderigi Maria Torriani.
Entre 1964 e 1974, cursou os estudos básicos em Caldas. Em 1975, iniciou o Supletivo do 2º Grau por correspondência no Instituto Universal Brasileiro, de São Paulo, concluindo os exames finais apenas em 1978 e 1979, na Escola São Domingos, em Poços de Caldas, com aprovação em todas as disciplinas. A caminhada religiosa ganhou forma a partir de 1980, quando ingressou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre para cursar Filosofia. De 1983 a 1986, dedicou-se à Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Em janeiro de 1986 foi ordenado diácono e, em dezembro do mesmo ano, padre, pelas mãos de Dom José D’Ângelo Neto.
Atuação pastoral e acadêmica
No início do ministério sacerdotal, em 1987, atuou como vigário paroquial em Ouro Fino e Crisólia. A partir de 1988, assumiu funções no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, onde foi reitor, professor de Filosofia e diretor espiritual até 1996. Entre 1992 e 1993, ampliou sua formação em São Paulo, conquistando licenciatura em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga e especialização em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção.
De 1996 a 2000, foi reitor geral do seminário arquidiocesano, além de professor e promotor vocacional. De 2000 a 2003, exerceu o sacerdócio como pároco da Paróquia São Cristóvão, mantendo também atividades de docência e direção espiritual.
Episcopado
Em 5 de fevereiro de 2003, foi nomeado bispo da Diocese de Luz pelo Papa João Paulo II. Recebeu a ordenação episcopal no dia 4 de maio, em Pouso Alegre, e tomou posse na diocese em 18 de maio daquele ano. Durante 11 anos de episcopado em Luz, foi professor nos cursos propedêutico e de Filosofia do Seminário Diocesano e assumiu funções no Regional Leste II da CNBB, atuando como secretário episcopal e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Também foi Bispo Referencial da Pastoral da Criança em Minas Gerais por oito anos, entre 2011 e 2019. Em sua primeira Visita ad Limina Apostolorum, em 2011, esteve em Roma, onde se encontrou com o Papa Bento XVI.
Desde 18 de maio de 2014, Dom Félix está à frente da Diocese de Governador Valadares. Ao longo desses onze anos, consolidou seu trabalho pastoral voltado à formação do clero, fortalecimento das comunidades e condução das ações evangelizadoras na região. No dia em que completa 68 anos, o bispo é lembrado pelos fiéis pela dedicação, simplicidade e compromisso com a missão cristã.







