A Prefeitura de Bertópolis informou que foi descoberto um possível caso de raiva em uma pessoa na região da aldeia indígena de Maxacalis. Será realizado bloqueio antirrábico de cães e gatos em raio de 1 quilômetro do local.
A transmissão da raiva acontece quando o vírus é transmitido da saliva do animal para o ser humano, por meio da pele ou mucosa. A doença é fatal e age rapidamente.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) orienta que toda a região de Vereda, Praxedes, Pradinho e Santa Maria, nesta etapa da aftosa, aplique também a vacina contra a raiva.
A maioria dos animais nesta região já havia sido vacinada na recente Campanha Antirrábica, mas foi novamente, conforme orientações dos órgãos estaduais.
A única prevenção contra a raiva é a vacina, que deve ser aplicada anualmente. Os bovinos, ovinos, caprinos e equinos que nunca foram vacinados devem receber a primeira dose e repetir depois de 30 dias. Após, será uma vez anualmente. Já os cães e gatos recebem uma dose anual.
Segundo o Serviço de Vigilância Sanitária e o IMA, caso o animal seja mordido por morcego, a recomendação é evitar contato e notificar imediatamente os órgãos estaduais.