GOVERNADOR VALADARES – A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) será homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (10), às 19 horas. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Enes Cândido, em reconhecimento à trajetória da instituição e ao seu compromisso com a saúde pública e a promoção da qualidade de vida da população mineira, valores que fazem parte do DNA da BSBS.
Na justificativa do Requerimento 13.704/2025, é destacado que a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) “não é apenas uma instituição de saúde: é um patrimônio humano e social de Minas Gerais”. O documento também ressalta que, pelo trabalho incansável e pela relevância histórica da instituição, a homenagem é justa e representa uma “expressão de gratidão e reconhecimento da sociedade mineira”.
Comitiva que vai à homenagem
De Governador Valadares, seguirá um grupo de colaboradores da instituição que atuam na Clínica, no Laboratório e no Hospital Bom Samaritano, referência no tratamento oncológico no município e em toda a região. Também participarão representantes da diretoria da BSBS, entre eles o presidente da Assembleia Geral, pastor Neirson Alves; o presidente do Conselho Deliberativo, médico Rômulo Gonçalves; e o secretário da Superintendência, Elson Reis, que fará uma fala em nome da instituição.
Integram ainda a comitiva os conselheiros Renato Fraga, pastor José Ângelo, Paulo Wagner Soares, Marcílio Gomes e Daniel Leonardo.
Com 77 anos de história completados em 2025, a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) se consolidou como referência em assistência à saúde em Governador Valadares e em outros 128 municípios do Vale do Rio Doce. A instituição é responsável pela gestão do Hospital Bom Samaritano (HBS), que há 25 anos está em pleno funcionamento, e da Clínica Bom Samaritano, com 35 anos de serviços prestados à comunidade. Em 2026, a clínica será transformada na Unidade II do Hospital Bom Samaritano, com a inauguração do Hospital Dia, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento, uma conquista que torna a homenagem recebida motivo de orgulho e reconhecimento pelo trabalho realizado.
“Recebemos com muita alegria essa homenagem porque é um gesto de reconhecimento do trabalho que a BSBS vem fazendo, principalmente junto aos usuários do SUS, considerando a qualidade e a quantidade de atendimentos de saúde à população que mais precisa. O sentimento da direção da BSBS é de alegria e de estímulo seguir nesse caminho, cuidado da comunidade de Valadares e região”, afirma Elson Reis, secretario da superintendência da BSBS.
A cerimônia será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, com exibição no canal 401 da Nova Parabólica (TVRO) e no canal oficial da ALMG no YouTube.
BSBS mantém um complexo hospitalar de referência
O Complexo Hospitalar Bom Samaritano conta com 1.673 colaboradores, incluindo profissionais de serviços terceirizados, e responde por aproximadamente 40% dos leitos hospitalares de Governador Valadares. Em 2024, o Hospital Bom Samaritano (HBS) registrou que 90,80% das internações e 89,32% dos atendimentos ambulatoriais foram destinados a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — um dado que reforça o caráter filantrópico da instituição. Os demais atendimentos foram realizados por meio de convênios, particulares e ações filantrópicas.
De acordo com o Relatório de Gestão da mantenedora, foram realizadas 8.890 internações hospitalares e 386.792 atendimentos ambulatoriais ao longo do ano.
Como Hospital do Câncer de Governador Valadares e região, a instituição também desempenha papel fundamental no tratamento oncológico. Somente no último ano, foram registradas 24.783 consultas oncológicas e 34.547 atendimentos multiprofissionais, abrangendo áreas como serviço social, suporte clínico, odontologia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia. O hospital realizou ainda 993 internações clínicas, 1.154 cirúrgicas e 34.989 tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Excelência em ensino, inovação e alta complexidade
O Hospital Bom Samaritano (HBS) também se destaca na formação de profissionais da saúde. A instituição mantém programas de residência médica autorizados pelo MEC nas especialidades de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Cuidados Paliativos, Cirurgia Geral e Oftalmologia. Além disso, possui convênios com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com a Univale, garantindo campo de estágio para estudantes e reafirmando o compromisso do hospital junto à comunidade onde está inserido.
Em fevereiro de 2025, o HBS inaugurou um novo Centro Cirúrgico com 1.347 m², composto por nove salas cirúrgicas, cinco grandes, sendo uma destinada à cirurgia robótica, e quatro de porte médio, além de salas de recuperação e pós-anestésico. A nova estrutura ampliou em 30% a capacidade operacional, permitindo que o hospital passasse de cerca de 600 a 700 para até 1.000 cirurgias por mês.
Reconhecido como referência regional, o Hospital Bom Samaritano é o único da cidade e região credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferecendo serviços de quimioterapia e radioterapia. Também é habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente com Obesidade Grave e Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva, incluindo a realização de procedimentos de alta complexidade em Implante Coclear Bilateral.
Além disso, o HBS é credenciado pelo SUS para realizar cirurgias cardiovasculares, cateterismo cardíaco, angioplastia e procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia, e recentemente foi habilitado para transplante de córnea. A instituição também é responsável pela gestão da UPA 24h, classificada como Tipo III de Complexidade Intermediária, com atendimento 100% SUS.
Unidade II do HBS e o novo Anexo VI ampliam a capacidade assistencial da BSBS
A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) segue expandindo sua estrutura física e assistencial. Em junho de 2024, foi lançada a Pedra Fundamental do Anexo VI, cujas obras avançam em ritmo acelerado. O novo espaço contará com heliponto e abrigará setores estratégicos, como Cardiologia, Centro de Residência Médica (COREME), arquivo, lavanderia, Central de Material Esterilizado (CME) e Medicina Nuclear, onde será instalado o PET-Scan, tecnologia de tomografia que auxilia no diagnóstico precoce e no acompanhamento da evolução do câncer, além de possibilitar a avaliação da resposta do paciente ao tratamento.
No centro de Governador Valadares, onde há 35 anos funciona a Clínica Bom Samaritano, está em fase final a construção de dois novos andares, com 2.300 m², destinados à criação de um Hospital Dia. O novo espaço contará com 39 leitos, distribuídos entre apartamentos e enfermarias, consultórios médicos, Centro Cirúrgico com seis salas, além de áreas de recepção, indução anestésica, recuperação pós-anestésica e setor administrativo. A estrutura permitirá a realização de aproximadamente 288 cirurgias por semana, totalizando cerca de 1.296 procedimentos mensais.
Com a inauguração do Hospital Dia, prevista para 2026, o prédio passará a ser oficialmente a Unidade II do Hospital Bom Samaritano, voltada ao atendimento de cirurgias de pequena e média complexidade — demandas que hoje compõem longas filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós atendemos no Hospital Bom Samaritano muitas cirurgias de alta complexidade e não temos como atender as de pequena e média complexidade, e como há uma grande demanda, decidimos criar a Unidade 2 do HBS no centro da cidade, para atender a essa necessidade da comunidade que depende do SUS”, explica Renato Fraga conselheiro da BSBS.







