[the_ad id="288653"]

Beneficência Social Bom Samaritano será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas pelos 77 anos de história

Beneficência Social Bom Samaritano será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas pelos 77 anos de história
FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) será homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (10), às 19 horas. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Enes Cândido, em reconhecimento à trajetória da instituição e ao seu compromisso com a saúde pública e a promoção da qualidade de vida da população mineira, valores que fazem parte do DNA da BSBS.

Na justificativa do Requerimento 13.704/2025, é destacado que a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) “não é apenas uma instituição de saúde: é um patrimônio humano e social de Minas Gerais”. O documento também ressalta que, pelo trabalho incansável e pela relevância histórica da instituição, a homenagem é justa e representa uma “expressão de gratidão e reconhecimento da sociedade mineira”.

Comitiva que vai à homenagem

De Governador Valadares, seguirá um grupo de colaboradores da instituição que atuam na Clínica, no Laboratório e no Hospital Bom Samaritano, referência no tratamento oncológico no município e em toda a região. Também participarão representantes da diretoria da BSBS, entre eles o presidente da Assembleia Geral, pastor Neirson Alves; o presidente do Conselho Deliberativo, médico Rômulo Gonçalves; e o secretário da Superintendência, Elson Reis, que fará uma fala em nome da instituição.

Integram ainda a comitiva os conselheiros Renato Fraga, pastor José Ângelo, Paulo Wagner Soares, Marcílio Gomes e Daniel Leonardo.

Com 77 anos de história completados em 2025, a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) se consolidou como referência em assistência à saúde em Governador Valadares e em outros 128 municípios do Vale do Rio Doce. A instituição é responsável pela gestão do Hospital Bom Samaritano (HBS), que há 25 anos está em pleno funcionamento, e da Clínica Bom Samaritano, com 35 anos de serviços prestados à comunidade. Em 2026, a clínica será transformada na Unidade II do Hospital Bom Samaritano, com a inauguração do Hospital Dia, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento, uma conquista que torna a homenagem recebida motivo de orgulho e reconhecimento pelo trabalho realizado.

“Recebemos com muita alegria essa homenagem porque é um gesto de reconhecimento do trabalho que a BSBS vem fazendo, principalmente junto aos usuários do SUS, considerando a qualidade e a quantidade de atendimentos de saúde à população que mais precisa. O sentimento da direção da BSBS é de  alegria e de estímulo seguir nesse caminho, cuidado da comunidade de Valadares e região”, afirma Elson Reis, secretario da superintendência da BSBS.

A cerimônia será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, com exibição no canal 401 da Nova Parabólica (TVRO) e no canal oficial da ALMG no YouTube.

BSBS mantém um complexo hospitalar de referência

O Complexo Hospitalar Bom Samaritano conta com 1.673 colaboradores, incluindo profissionais de serviços terceirizados, e responde por aproximadamente 40% dos leitos hospitalares de Governador Valadares. Em 2024, o Hospital Bom Samaritano (HBS) registrou que 90,80% das internações e 89,32% dos atendimentos ambulatoriais foram destinados a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — um dado que reforça o caráter filantrópico da instituição. Os demais atendimentos foram realizados por meio de convênios, particulares e ações filantrópicas.

De acordo com o Relatório de Gestão da mantenedora, foram realizadas 8.890 internações hospitalares e 386.792 atendimentos ambulatoriais ao longo do ano.

Como Hospital do Câncer de Governador Valadares e região, a instituição também desempenha papel fundamental no tratamento oncológico. Somente no último ano, foram registradas 24.783 consultas oncológicas e 34.547 atendimentos multiprofissionais, abrangendo áreas como serviço social, suporte clínico, odontologia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia. O hospital realizou ainda 993 internações clínicas, 1.154 cirúrgicas e 34.989 tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Excelência em ensino, inovação e alta complexidade

O Hospital Bom Samaritano (HBS) também se destaca na formação de profissionais da saúde. A instituição mantém programas de residência médica autorizados pelo MEC nas especialidades de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Cuidados Paliativos, Cirurgia Geral e Oftalmologia. Além disso, possui convênios com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com a Univale, garantindo campo de estágio para estudantes e reafirmando o compromisso do hospital  junto à comunidade onde está inserido. 

Em fevereiro de 2025, o HBS inaugurou um novo Centro Cirúrgico com 1.347 m², composto por nove salas cirúrgicas, cinco grandes, sendo uma destinada à cirurgia robótica, e quatro de porte médio, além de salas de recuperação e pós-anestésico. A nova estrutura ampliou em 30% a capacidade operacional, permitindo que o hospital passasse de cerca de 600 a 700 para até 1.000 cirurgias por mês.

Reconhecido como referência regional, o Hospital Bom Samaritano é o único da cidade e região credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferecendo serviços de quimioterapia e radioterapia. Também é habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente com Obesidade Grave e Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva, incluindo a realização de procedimentos de alta complexidade em Implante Coclear Bilateral. 

Além disso, o HBS é credenciado pelo SUS para realizar cirurgias cardiovasculares, cateterismo cardíaco, angioplastia e procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia, e recentemente foi habilitado para transplante de córnea. A instituição também é responsável pela gestão da UPA 24h, classificada como Tipo III de Complexidade Intermediária, com atendimento 100% SUS.

Unidade II do HBS e o novo Anexo VI ampliam a capacidade assistencial da BSBS

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) segue expandindo sua estrutura física e assistencial. Em junho de 2024, foi lançada a Pedra Fundamental do Anexo VI, cujas obras avançam em ritmo acelerado. O novo espaço contará com heliponto e abrigará setores estratégicos, como Cardiologia, Centro de Residência Médica (COREME), arquivo, lavanderia, Central de Material Esterilizado (CME) e Medicina Nuclear, onde será instalado o PET-Scan, tecnologia de tomografia que auxilia no diagnóstico precoce e no acompanhamento da evolução do câncer, além de possibilitar a avaliação da resposta do paciente ao tratamento.

No centro de Governador Valadares, onde há 35 anos funciona a Clínica Bom Samaritano, está em fase final a construção de dois novos andares, com 2.300 m², destinados à criação de um Hospital Dia. O novo espaço contará com 39 leitos, distribuídos entre apartamentos e enfermarias, consultórios médicos, Centro Cirúrgico com seis salas, além de áreas de recepção, indução anestésica, recuperação pós-anestésica e setor administrativo. A estrutura permitirá a realização de aproximadamente 288 cirurgias por semana, totalizando cerca de 1.296 procedimentos mensais.

Com a inauguração do Hospital Dia, prevista para 2026, o prédio passará a ser oficialmente a Unidade II do Hospital Bom Samaritano, voltada ao atendimento de cirurgias de pequena e média complexidade — demandas que hoje compõem longas filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós atendemos no Hospital Bom Samaritano muitas cirurgias de alta complexidade e não temos como atender as de pequena e média complexidade, e como há uma grande demanda, decidimos criar a Unidade 2 do HBS no centro da cidade, para atender a essa necessidade da comunidade que depende do SUS”, explica Renato Fraga conselheiro da BSBS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira