Na última segunda-feira (13), a Gerência de Meio Ambiente e os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis soltaram 150 balões recheados com sementes e esperança. A iniciativa integrou a programação do Mês do Meio Ambiente no município, com objetivos de ampliar consciência ambiental e deixar a cidade cada dia mais verde. Dentro de cada balão, foram colocadas entre oito e 10 sementes de espécies nativas e algumas frutíferas.
Os balões são compostos de materiais 100% naturais que se decompõem em contato com solo e água. Após as bexigas estourarem no ar, as sementes são semeadas onde caíram. Além de chamar a atenção para a conservação das áreas de preservação – sobretudo, da porção da Mata Atlântica dentro do município – a iniciativa permitiu aspergir as sementes por uma grande área ampliando a cobertura vegetal, inclusive, em locais de difícil acesso.
“O custo-benefício é vantajoso e compensatório para o próprio meio ambiente, especialmente para a da Serra dos Cocais, já atingida por incêndios florestais nos últimos anos, e arredores”, explicou a Engenheira Ambiental, Iara Magalhães. Apenas com esta iniciativa, foram espalhadas cerca de 800 sementes.
PRESERVAR, RECUPERAR E REVEGETAR
A ação “encantou” os alunos e professores dos 6º e 7º anos das E. M. Maria da Conceição Ataíde, na Serra dos Cocais, e Maria das Graças Ferreira, no Córrego Alto, que participaram da ação. “Hoje aprendemos sobre a importância das novas árvores para preservar o meio ambiente, as nascentes recompor o que se desmatou”, explica o estudante Marco Antônio.
Para a professora Elba Jocasta Gomes destacou que soltar os balões foi uma maneira interessante de trazer a preservação e proteção ambiental para o cotidiano dos alunos. “Hoje, eles puderam conhecer de perto a Mata Atlântica, entenderem a sua importância e participar da recomposição da vegetação”, avaliou.
PROGRAMA MUNICIPAL
A iniciativa deu tão certo, que a Prefeitura de Fabriciano já estuda a possibilidade de transformá-la em programa de educação ambiental. A proposta é realizar a atividade a cada mês com duas escolas da rede municipal. Os alunos participarão de palestras sobre vegetação e reflorestamento e depois, soltarão os balões com sementes para recuperar áreas degradas do entorno da comunidade escolar.
“Agora, é monitorar área onde soltamos os balões. Mas iniciativas aponta que boa parte das sementes germinam e ajudam na recuperação de grandes áreas. Quem participou gostou bastante e já estudamos transformar esta ação em programa de educação ambiental, estender para mais escolas e áreas”, antecipou o gerente de Meio Ambiente de Fabriciano, Ivan César Oliveira.
PLANTIO E DELIVERY DE MUDAS
A aspersão de sementes usando balões ecológicos é uma das iniciativas em curso pela Prefeitura de Coronel Fabriciano para ampliar a área verde na cidade e estimular a consciência ambiental na população. A programação do Mês do Meio Ambiente inclui ainda blitzen educativas com entrega de mudas ornamentais e frutíferas e plantio de espécies nativas em áreas degradas. A previsão é distribuir, apenas em junho, cerca de 500 mudas.
Além disso, o município segue, com êxito, o programa Alô Verde – delivery gratuito de mudas para ser plantadas pelos cidadãos em suas calçadas, casas e terrenos da cidade. Implantado em setembro passado, durante a Semana da Árvore, o Alô Verde já garantiu o plantio de cerca de 400 árvores pela cidade.
Para ter acesso, basta o interessado entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente. O setor avalia área disponível, indica a espécie mais adequada e agenda a entrega. Cada pessoa pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal.
Mais informações sobre os programas ambientais do município pelo telefone: (31) 3406-7595.
Com informações da Prefeitura de Coronel Fabriciano.