[the_ad id="288653"]

Balcão da Cidadania da Univale celebra 107 casamentos comunitários em sua 18ª edição

FOTO: Pexels

GOVERNADOR VALADARES – O campus 1 da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) recebeu, na manhã deste sábado (30), a 18ª edição do Balcão da Cidadania, iniciativa que oferece diversos serviços gratuitos à população. O ponto alto do evento foi o Casamento Comunitário, que oficializou a união de 107 casais que já viviam em união estável.

Entre os noivos estava o jovem casal Marcos Costa e Maykelline Miranda, juntos desde abril de 2023 e pais da pequena Maria Cecília, de apenas oito meses. Para eles, a decisão de se casar teve um significado especial. “Nós nos casamos pela nossa filha, para mais para frente ela ver que cresceu em uma família decente. Nós viemos de famílias desestruturadas e queremos o melhor para ela”, contou Maykelline. Marcos reforçou a importância da cerimônia: “A gente quer ser exemplo para a vida dela. O Casamento Comunitário é uma oportunidade para os casais. Fomos bem acolhidos e bem recebidos pela Univale, desde a abertura do portão. Está sendo maravilhoso”.

Já os veteranos Maria Aparecida Silva e André Luiz de Souza celebraram uma história de 40 anos juntos. Pais de sete filhos e avós de 20 netos, eles decidiram oficializar a união agora. “A gente quis atualizar nossa situação perante a sociedade e perante Deus também”, destacou André.

Impacto social e comunitário

Idealizado pelo curso de Direito da UNIVALE e organizado pelo Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), o Balcão da Cidadania se consolidou como um projeto de forte impacto social. A coordenadora do EAJ, professora Vanessa Armond, explica que o interesse pelo Casamento Comunitário é constante. “Durante o ano inteiro nós temos procura, principalmente pelo Casamento Comunitário. São pessoas que querem regularizar a situação e já moram juntas. Na semana que vem já vai ter gente procurando saber quando é a próxima edição. Nós temos um grande carinho com os noivos, preparamos decoração e distribuímos bolo”, afirmou.

Além da oficialização das uniões, o Balcão da Cidadania ofereceu uma série de serviços gratuitos durante toda a manhã. Estudantes da Univale e da ETEIT realizaram aferição de pressão, testes de glicemia, orientações sobre elaboração de currículos, explicações sobre microempreendedor individual (MEI), informações sobre Imposto de Renda e contribuições previdenciárias. Também houve espaço para lazer, com brincadeiras para crianças e cortes de cabelo gratuitos.

Para Vanessa, a proposta reforça o compromisso da universidade com a comunidade. “Os cursos aplicam a teoria aprendida em sala de aula, colocando os ensinamentos em prática com a população. Já tivemos relato de uma senhora que fez teste de glicemia no Balcão e descobriu que estava diabética. Além disso, oferecemos momentos de lazer para as crianças, então toda a sociedade se beneficia”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Força produtiva e compromisso com o futuro

🔊 Clique e ouça a notícia As comemorações pelos 88 anos de Governador Valadares também são marcadas pelo reconhecimento de entidades que ajudam a construir, diariamente, o desenvolvimento econômico e