[the_ad id="288653"]

Autoridades ligadas à Defesa Civil alertam sobre o período chuvoso

Autoridades da Defesa Civil, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Governador Valadares apresentaram nesta quinta-feira (24) o Plano de Emergência Pluviométrica 2019/2020 para a região. O plano faz parte do projeto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vinculada ao Gabinete Militar do Governador. Ao longo do dia, palestras detalharam, passo-a-passo, como os municípios deverão agir para, junto com o Estado, garantir a integridade da população durante o período chuvoso, previsto para os próximos meses. O evento foi realizado no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª RISP).

A abertura do seminário foi com o comandante da 8ª RPM, coronel Fabrício Casotti, que deu boas-vindas às demais corporações. O evento contou também com a presença de representantes de mais de 70 municípios do Estado. A primeira palestra foi sobre o plano estadual de prevenções para o período chuvoso em Minas Gerais. O coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, que é chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, foi responsável por explanar as medidas adotadas em período chuvoso. “O suporte na elaboração e customização dos Planos de Contingência de Chuvas é uma das principais ações de prevenção, mitigação e preparação desenvolvidas pela Cedec junto aos municípios. A expectativa desejada aqui hoje é a de que as informações sejam convertidas em ações nos municípios com a participação da população”, disse.

Segundo o coronel Rodrigo, o documento contempla a elaboração dos planos de contingência, o cenário climatológico para os próximos meses e as ações de resposta a possíveis desastres. Inclui ainda envios de alerta, decretação de situação de anormalidade e assistência humanitária. O Plano de Emergência Pluviométrica traz o diagnóstico do período chuvoso nos anos anteriores, além de informações sobre as ações destinadas à gestão do risco de desastres e gestão de desastres, desenvolvidas no território mineiro.

A prevenção de rompimento de represas e barragens no estado também foi abordada durante o seminário. “A nossa responsabilidade é compartilhada com as demais autoridades. Nosso papel é capacitar os municípios junto com o Estado, para garantir a integridade da população durante o período chuvoso. A prevenção de catástrofes de rompimento de barragens não precisa depender da boa vontade humana. Por isso são feitos planos de contingência, para conter esses eventos”, enfatizou o coronel Rodrigo.

A Cedec disponibilizou a metodologia personalizada de Planos de Contingência e de Exercício Simulado, que se encontra disponível para download em seu site (www.defesacivil.mg.gov.br), servindo de referência para os municípios. Em caso de perigo durante o período chuvoso, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal. O telefone para contato é o 199.

Para o comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Casarim, situações de desastres durante o período chuvoso servem de alerta para o problema não se repetir. “As palestras são uma troca de conhecimentos. Na gestão em risco a gente aborda o que pode ser feito depois da recuperação de um desastre no período chuvoso. Se nós temos uma área que é imudável, por que uma pessoa vai construir ali novamente? Temos que mapear os locais de risco e levar ao planejamento urbano do município e mostrar por que é perigoso aquele local para construção. A prevenção é a melhor ação. A parte econômica não pode sobrepor a vida humana”, afirmou.

por Eduardo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM