Ayr Cláudio Assis Freitas conquistou o topo do pódio pela categoria C1 Master; confira mais detalhes sobre a competição, as vitórias de Ayr Cláudio e o esporte Downhill
Um esporte para quem tem coragem. Neste ano, o Downhill protagonizou mais uma importante competição com disputas acirradas, além de ter rendido um grande motivo de orgulho, em âmbito internacional, para os valadarenses.
O Campeonato Panamericano de Downhill 2022 aconteceu entre os dias 17 e 20 de fevereiro, em San Pablo de León – província de San José – na Costa Rica. Desta vez, o valadarense Ayr Cláudio Assis Freitas, de 50 anos, conquistou o topo do pódio pela categoria C1 Master (de 50 a 54 anos).
Pista El Cabuyal
Assim sendo, a pista El Cabuyal foi o palco das explosivas manobras que abrilhantaram a competição. Ayr Cláudio cumpriu o circuito em 3min26s320 e celebrou a conquista ao destacar sobretudo as adversidades de competir em um terreno bem diferente do habitual. Ele chegou à Costa Rica dez dias antes do campeonato, para se familiarizar com o ambiente. O atleta acredita que os treinos o ajudaram a ganhar confiança.
“O evento foi de alto nível, com uma pista técnica e bastantes obstáculos, pulos grandes e terreno bem acidentado, diferente do que estou acostumado no Brasil. Cheguei na Costa Rica 10 dias antes do evento pra me preparar e treinar. Me senti confiante e preparado. Me concentrei bastante e conquistei mais um título na carreira. Também vim estimulado por bons resultados, como o de Campeão Brasileiro 2021 em novembro. Portanto cheguei com força e entusiasmo para o Panamericano e deu tudo certo”, conta.
Atleta coleciona vários títulos
As montanhas costarriquenhas podem até não ser muito familiares a Ayr Cláudio, mas em cada competição há um lugarzinho que ele parece já conhecer bem: o pódio. O atleta coleciona 4 títulos brasileiros, 2 panamericanos, um sulamericano, 2 cariocas, 2 mineiros, entre outras competições ao longo da jornada, cujos troféus estão guardados exclusivamente em um cômodo de sua casa.
Aliás ainda no final de 2021, Assis comemorou a conquista do Campeonato Brasileiro de Downhill, em Carlos Barbosa (RS).
Emocionado, ele descreve seu sentimento diante de mais um pódio representando o nosso país e reforça seu desejo de propagar a paixão pelo Downhill – que ainda é um esporte pouco conhecido pelos brasileiros.
“Fui bastante concentrado para a Costa Rica, onde acabei tendo esta felicidade de ser campeão panamericano. Mas no final de abril, vai acontecer o campeonato mundial, na Argentina, e eu vou continuar treinando para tentar trazer este título para o Brasil. Aliás é muito gratificante a gente poder levantar a bandeira do Brasil no pódio e estar representando toda esta nação, em um esporte que é pouco divulgado no Brasil e a cada ano vem crescendo cada vez mais”, declarou.
Confira, no vídeo abaixo, as principais relíquias que contam a história do valadarense Campeão Panamericano de Downhill 2022
Sobre o Downhill
Regada a muita habilidade e descidas arriscadas, o Downhill é considerado sobretudo a modalidade mais veloz do cenário do mountain bike – prática de ciclismo sobre montanhas.
Então nesse esporte, o ciclista precisa exalar domínio e técnica ao encarar uma sequência de descidas arriscadas e cheias de obstáculos. Enquanto nos campeonatos, a classificação dos competidores é determinada pelo menor tempo gasto no percurso demarcado. Confira o vídeo abaixo:
Atualmente o atleta valadarense mora em Baixo Guandu, no Espírito Santo, com sua família.