Atividades e cuidados sanitários marcam o retorno presencial nas escolas municipais de Valadares

As escolas da rede municipal de ensino de Valadares voltaram às atividades presenciais de forma híbrida na semana passada: metade da turma em sala de aula, enquanto o restante dos alunos no ensino remoto. Na semana seguinte, a ordem tem sido invertida. O retorno presencial tem acontecido com todos os cuidados sanitários: distanciamento, máscara e álcool em gel.

Na Escola Professora Pázia Coelho Simões, as crianças de 3 a 5 anos foram recebidas na primeira semana com música e atividades na área externa. Segundo a diretora Rosely Conceição de Oliveira, o retorno alcançou um saldo positivo dos pais. “A semana foi tranquila, sem transtorno. As devolutivas dos pais foram positivas com relação à organização da escola, como as crianças foram recebidas e a comunicação com as famílias. Preparamos a escola com uma decoração lúdica para atividades externas com distanciamento. As crianças têm sido recebidas com música, rodízio de espaços e brincadeiras, sendo 70% das atividades em área externa”.

Já na Escola Padre Eulálio Lafuente Elorz, os alunos têm sido acolhidos com vídeos mostrando as benfeitorias realizadas na instituição, além de ensinar o passo a passo dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Angélica Costa Cardoso, regente do 5° ano da escola, realizou uma atividade em sala de aula para entender como os alunos estão lidando com o retorno. “Estamos percebendo que os alunos ainda estão um pouco confusos e curiosos com a mudança de regras de convivência e de rotina, mas retornaram alegres e com vontade de aprender. No primeiro dia foi feita uma dinâmica onde cada aluno desenhou uma carinha de como estava se sentindo no momento. A atividade serviu para entender como o aluno está passando neste momento tão singular”.

Preparos para o retorno nas escolas municipais

Antes do retorno presencial, as 62 escolas do município foram avaliadas por uma equipe da própria Secretaria Municipal de Educação (SMED). Assim foram feitas adaptações para seguir todo o protocolo sanitário, garantindo a proteção de alunos e equipe escolar. O horário também foi reduzido, incluindo as escolas de tempo integral, com aulas até meio-dia. 

A presença dos alunos em sala de aula é facultativa, sendo uma decisão dos pais ou responsável. O aluno pode seguir optando pelo ensino remoto a partir da Plataforma de Educação Continuada, do material impresso fornecido pela escola e pelas aulas exibidas na TV Educação ou pelo canal do Youtube SMEDGV. Vale lembrar que a TV Educação será oferecida através da TV Alterosa e TV Leste até o final deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM