Apesar da derrota, Pantera segue em sexto lugar e também permanece com chances de buscar uma vaga às semifinais da competição
Na tarde do último sábado (19), Athletic e Democrata se enfrentaram no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. A equipe da casa venceu por 1 a 0, gol do atacante Douglas Santos, aos 24 minutos, na primeira etapa. Com a vitória, o Esquadrão de Aço foi a 16 pontos e segue em terceiro lugar. Já a Pantera, que tinha chances de entrar no G4, com o revés continuou com 11 pontos e ocupa o sexto lugar.
Na primeira etapa, o Athletic rondou mais a defesa do Democrata, que jogava nos contra-ataques. Apesar do domínio e maior posse de bola, o time da casa tinha dificuldades de criar. Aos 12 minutos, Diogo Fumaça tentou de fora da área, a bola desviou na defesa e foi para fora. A Pantera chegou a reclamar um pênalti, aos 17 minutos, quando Júlio Lima recebeu lançamento na área e Sidimar o derrubou, mas o árbitro Ronei Cândido mandou seguir.
Como a Pantera conseguia fechar o jogo pelo meio e dificultava as ações ofensivas do adversário, o time da casa teve que investir pelos lados do campo e foi assim que saiu o gol. Aos 24 minutos, Wallison Silva cruzou da direita, Douglas Santos apareceu livre na área e completou de primeira. Athletic 1 a 0.
Atrás do placar, a Pantera teve duas chances de balançar as redes. Aos 34 minutos, Marcelinho, de falta, obrigou o goleiro Pedrão a fazer boa intervenção. Já aos 43 minutos, Vini Locatelli quase empatou em chute de fora da área, mas a bola explodiu no travessão.
Segundo tempo
A segunda etapa do jogo ficou mais aberto e o Democrata apareceu logo aos 2 minutos com Vini Locatelli, em uma finalização de fora da área; a bola passou perto da trave. Aos 20 minutos, o Athletic ameaçou a Panteira em cobrança de escanteio venenosa de Michael Paulista, mas Lucão mandou para escanteio.
A Pantera apertou e levou perigo em dois lances seguidos. Aos 29 minutos, Vini Locatelli tentou de fora da área novamente, Pedrão salvou em uma linda defesa e mandou de novo para escanteio. Dois minutos depois foi a vez de Bidick fazer o goleiro do Athletic trabalhar. O atacante da Pantera no canto, mas Pedrão mais uma vez espalmou para fora.
Aos 37 minutos, foi a vez do Athletic levar perigo. Nathan ficou cara a cara com Lucão, mas o goleiro da Pantera fez a defesa nos pés do atacante adversário. Um minuto depois, Michael Paulista arriscou de fora da área, e Lucão fez boa defesa. Aos 41 minutos, Ricardo Oliveira apareceu na meia lua e obrigou Lucão a trabalhar mais uma vez.
A última chance da partida foi com Bidick, aos 44 minutos. O atacante apareceu na direita da área e bateu cruzado, mas para fora.
Fala, Schardong!
O técnico do Democrata, Paulo Shcardong, avaliou a partida de sua equipe. Ele falou sobre o desgaste dos atletas devido aos jogos em sequência e viagens longas, mas também ressaltou que a equipe precisa aproveitar as oportunidades quando elas surgirem. “No primeiro tempo, fomos com uma estratégia de jogo de acordo com os jogadores que estavam inteiros para iniciar, pois fizemos uma viagem de 11 horas. Do duelo contra o Tombense para o jogo com o Athletic teve um espaço de apenas 67 horas. Isso é desumano, nenhum atleta consegue se recuperar assim. Já no segundo tempo, fomos mais a frente e as substituições feitas foi para isso. Criamos chances, mas não finalizamos bem. Temos esta consciência que precisamos melhorar nesse quesito. Acho que a equipe se comportou bem e poderíamos ter melhor sorte na partida”.
Shardong protestou muito sobre um lance de pênalti não marcado para a Pantera, ainda no primeiro tempo, mas, mesmo com a derrota, destaca que o time está na briga. “Vale ressaltar que tivemos um pênalti claríssimo para nós que não foi marcado. Aí entrou a lei da compensação, pois no jogo passado, o Athletic foi prejudicado contra o Atlético em um pênalti mal marcado. Já tivemos a situação contra o Cruzeiro, quando o árbitro deu muito acréscimo até o time deles fazer o gol, além de uma expulsão de um jogador nosso. Será contra tudo e todos, mas vamos manter o foco e a concentração, pois ainda estamos na briga por competições nacionais e também pelo G4. Os jogadores estão de folga até quarta-feira, quando iniciaremos a nossa preparação. Aí sim vamos conseguir treinar e nos preparar bem para o próximo jogo contra a Caldense, em Poços de Caldas, pois precisamos vencer”.
Outros jogos
A oitava rodada também teve outro jogo disputado no sábado: URT 0x0 América, no Zama Maciel, em Patos de Minas.
No domingo (20), mais duas partidas foram realizadas: Cruzeiro 2×2 Villa Nova, no Independência, em Belo Horizonte; e Patrocinense 2×1 Tombense, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.
Uberlândia e Caldense se enfrentam amanhã (22), às 19 horas, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o confronto entre Pouso Alegre e Atlético será disputado no próximo sábado (26), às 16h30, no Manduzão, em Pouso Alegre.
Classificação