Esta é a primeira vez que o mutirão tem abrangência estadual; inscrições vão até o dia 25/2
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) informou que serão abertas, amanhã (1º), as inscrições para o Mutirão das Famílias 2022. Esta é a primeira vez que o mutirão tem abrangência estadual, com participação simultânea de 36 unidades sediadas em Belo Horizonte e em outros 35 municípios do interior de Minas.
De acordo com a DPMG, o mutirão visa proporcionar a conciliação em casos de conflitos na área do Direito da Família, por meio de solução extrajudicial.
Assistência jurídica gratuita
Em todo o estado, a expectativa é de que sejam realizadas até 1 mil sessões de conciliação entre as partes até 31 de março deste ano, em formato híbrido, presencial ou virtual. O mutirão é voltado, principalmente, para cidadãs e cidadãos de baixa renda, que necessitam do atendimento jurídico gratuito da DPMG em casos como: reconhecimento ou dissolução de união estável, divórcio, guarda de filhos, alimentos, investigação de paternidade, entre outros.
Sobre o Mutirão das Famílias
O Mutirão das Famílias foi promovido pela Defensoria de Minas pela primeira vez em 2015, na unidade de Uberlândia, com 726 inscrições. Outra edição ocorreu no mesmo município em 2017, 2018 e 2019. Outras cidades mineiras, como Ribeirão das Neves (2016), Belo Horizonte (2019), Patrocínio (2019 e 2020), Ituiutaba (2021) e Ponte Nova (2021), também já foram contempladas com o serviço. No total, desde a primeira edição, 8.161 pessoas foram atendidas.
Confira aqui a lista completa das cidades participantes, além dos endereços e contatos para informações sobre a inscrição. Com informações da Agência Minas