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ANTT aprova novo plano de concessão da BR-381 entre Valadares e BH

Ministério dos Transportes acredita que concessão da BR-381 aconteça ainda em 2024
FOTO: Fred Seixas

GOVERNADOR VALADARES – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta quinta-feira (14) o novo Plano de Outorga para a concessão da BR-381/MG, no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte. A proposta prevê investimentos de R$ 9,25 bilhões. Deste valor, R$ 5,57 bilhões serão destinados em obras de duplicação, ampliação de capacidade, faixas adicionais e melhorias na rodovia.

O projeto, considerado de extrema relevância para o país – e principalmente para a região Leste de Minas – visa melhorar a logística, o tráfego e a segurança da BR-381, conhecida como ‘rodovia da morte’, uma importante via de escoamento da produção e ligação entre a capital mineira e Governador Valadares. “Após ouvir o mercado de forma efetiva e ativa, por parte da Administração Federal, foram incorporadas diversas melhorias no projeto, tanto de ordem técnica, como de contratual e regulatória, visando regular a concessão à realidade da região”, disse o diretor relator da ANTT, Guilherme Sampaio.

O trecho previsto tem extensão de 303,4 km e fica entre os entroncamentos da rodovia com a BR-262/MG, em Belo Horizonte; e com a BR-116/MG, em Governador Valadares.

As obras previstas incluem:

  • Duplicação de 27,83 km de obras remanescentes;
  • Duplicação de 90,85 km para ampliação de capacidade;
  • 40,6 km de faixas adicionais duplas;
  • 42,1 km de faixas adicionais simples;
  • 9,7 km de vias marginais de duas faixas;
  • 20 passarelas;
  • 166 pontos de ônibus;
  • 1 rampa de escape.

Além dos investimentos financeiros, a expectativa é que o projeto gere cerca de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, além de contribuir para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região.

Atualização no projeto

O novo plano foi elaborado após a primeira proposta não ter apresentado interessados no leilão. De acordo com a ANTT, entre as mudanças em comparação à versão anterior do projeto, as obras de ampliação de capacidade e melhorias previstas para os lotes 8A e 8B, na saída de Belo Horizonte, saíram da concessão e serão delegadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho foi identificado como de maior risco para investidores em potencial e essa alteração deve aumentar a atratividade do ativo federal.

“Aprimoramos o projeto para que ele garanta as melhorias urgentes exigidas pela BR-381, que é uma das rodovias mais importantes do país, elevando ainda mais o nível de segurança e compartilhando os riscos, de forma a assegurar mais de R$ 9 bilhões em investimentos, entre novas obras e serviços operacionais”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Outras mudanças visam aumentar a atratividade do projeto e atender às necessidades dos usuários, como a instalação de novos equipamentos de proteção e segurança e a criação de uma estrutura operacional de atendimento para reduzir o número de ocorrências e garantir um atendimento rápido quando necessário.

A novela da concessão

O próximo passo é a análise do plano pelo Ministério dos Transportes e, em seguida, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Se aprovado, a expectativa da ANTT é que o edital do leilão seja publicado no quarto trimestre ainda deste ano.

“A nossa ideia é fazer o leilão entre o fim de agosto e o início de setembro. As adequações feitas no projeto foram muito discutidas com o mercado, são adequações tanto de correção de traçado como de quantitativos, além de uma ampliação do compartilhamento de risco geológico. São melhorias muito necessárias, principalmente para diminuir o número de acidentes da rodovia”, explicou a secretária nacional de Transportes Terrestres, Viviane Esse.

A ANTT espera que a nova proposta seja mais atrativa para o mercado. Após não receber nenhuma proposta de empresas interessadas em assumir a concessão da rodovia, em novembro do ano passado, o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicaram o adiamento do leilão.

Na época, de acordo com o Ministério dos Transportes, o prazo para a entrega das propostas dos interessados em assumir a concessão da rodovia terminou, mas sem nenhuma oferta. Essa foi a terceira tentativa de leiloar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. As anteriores ocorreram em 2021 e 2022.

Comments 4

  1. Francisco says:

    Acreditemos que desta vez vai. A descrença eh tamanha, face as inúmeras vezes que fazem esse anuncio, e, nunca o cumprem.Levando em consideração que em ano eleitoral somos massacrados com anúncios de obras sem fim que serão retomadas, acabadas e/ou iniciadas, tais como atualmente:hospital regional, duplicação da ponte São Raimundo, essa ai da BR 381, etc, etc e tal.SE nao forem cumpridas tais promessas, esses anúncios devem ser enquadrados na lei de Fake News os responsáveis punidos no rigor da lei.(sic).
    Afinal nao se deve fazer molecagem com os cidadãos conterrâneos.

  2. Alex says:

    Que vergonha não vai duplicar tudo só uma parte isso é um absurdo, todo mundo batendo palma. Não podemos aceitar isso ou faz direto ou deixa para um governo sério fazer.

  3. RONALDO CLEONE DAVID LADEIA says:

    Espero que dessa vez a promessa seja realizada,e que este ano mesmo a gente vê o começo dessa obra

  4. Guilherme Simões Santos says:

    Nome da rodovia Br 381 Norte , que seifou milhares de famílias : Rodovia da Morte , infelizmente passa por aqui e é um triste legado que levamos nos mineiros

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