A disputa contou com mais de 800 inscritos de todo o Brasil em duas modalidades
Alunos de todo o país se inscreveram para disputar a na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, organizada pelo IFSULDEMINAS. A competição começou no mês de maio, quando a organização do evento desafiou alguns tutores dos cursos técnicos em Agronegócio a participar da OBAP.
No total, foram mais de 800 equipes inscritas na modalidade Integrado/Concomitante e 67 na modalidade Subsequente. Para as equipes que disputam a modalidade técnico subsequentes, são duas etapas de participação na categoria.
A primeira etapa acontece de modo virtual, em que as equipes realizam uma prova on-line com 30 questões com prazo de 60 minutos para a realização. As questões contêm perguntas relacionadas as variadas disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária.
As melhores equipes de cada polo, que obtiveram 70% de aprovação, são classificados para a etapa final, que acontece presencialmente, em Jundiaí. Lá os estudantes realizarão provas teóricas e práticas.
No geral, na modalidade Integrado/Concomitante foram classificadas 40 equipes, e na Subsequente, 10, totalizando 50 equipes na etapa final, sendo uma delas de Manhuaçu.
Em meio a tantas mentes brilhantes, os alunos manhuaçuenses se destacaram e garantiram uma vaga na final em São Paulo, representando a cidade mineira. Além de Manhuaçu, Minas tem mais 6 municípios na final.
“Muito motivadas desde o início, as equipes realizaram a prova virtual, onde percebemos a complexidade de muitas questões, como fertilidade do solo e nutrição de plantas, cálculo de umidade do solo, veterinária e zootecnias, entre outras”, pontua o tutor e orientador Kelsen Nether.