No total, 13 alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa
Um ano longe das salas de aula não significou que nossas crianças e adolescentes não tenham se dedicado ao estudo, à aprendizagem e à ciência. Para os estudantes da Escola Sesi de Valadares, o ano de 2020 foi ainda mais importante, graças ao bom desempenho na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). No total, 13 alunos foram premiados na competição nacional, reconhecidos com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa:
Medalha de Ouro: Antônio Caetano Neves Neto – 3ª série
Medalha de Prata: Victor Gabriel Gomes – 2ª série A
Medalha de Bronze: Júlia Leite Neres – 2ª série A
Menção Honrosa:
Giovanna Santana Reis – 9º Ano
Juliana Alves Magalhães – 9º Ano
Luiz Fernando Esteves Soares – 2ª série A
Sarah Cristine Rodrigues Soares – 2ª série A
Caio Baldon Lima – 2ª série B
Giovana Silva Souza – 3ª série
Gustavo Henrique Alves Marciel – 3ª série
Pedro Marques Cardoso – 3ª série
Maria Fernanda Oliveira de Carvalho – 3ª série/2020
João Vítor Oliveira Barbosa – 3ª série/2020
Mayana Cabral, professora de Ciências e Biologia da Escola Sesi, destaca que incentivar os alunos a participarem da ONC é uma maneira de estimular novos saberes, despertando neles o gosto pela ciência. “Por meio da Olimpíada, nossos alunos descobrem novas áreas do conhecimento, desenvolvem o raciocínio lógico e o pensamento crítico. O resultado demonstra que estamos conseguindo despertar a ciência na vida de muitos alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio”, destacou Cabral.
A pedagoga do Sesi, Gleide Duarte, está muito satisfeita com a classificação da escola e ressalta o resultado do trabalho coletivo entre professores e alunos. “A ONC fomenta, nos alunos e professores, a curiosidade, o saber e a pesquisa científica. Além disso, incentiva o estudo, a criatividade, a inovação, a resiliência e a cooperação entre professores e alunos, além de revelar e estimular talentos estudantis. Entendo que a participação, tanto na ONC como em diversas outras olimpíadas, é uma ferramenta educacional que prepara os estudantes para o mercado, para serem protagonistas da sua história, além de irem cada vez mais longe. Parabéns a todas as famílias, professores e alunos”, concluiu.
ONC
Competição destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
É promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e faz parte de um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Universidade de Campinas (UNICAMP), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Em sua quinta edição, a ONC teve como principal finalidade atrair os estudantes das escolas públicas e particulares para o estudo da Biologia, Física, Química e Astronomia, promovendo um despertar para a ciência, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o progresso da ciência e do país.