Kaio Eduardo Batista dos Santos conquistou o 1º lugar
GOVERNADOR VALADARES – Na manhã dessa terça-feira (24) aconteceu a final do Só Letrinha, prova que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre normas ortográficas, valorizando a linguagem e os dialetos, além de motivar a leitura e incentivar o protagonismo entre as crianças. O Só Letrinha, aliás, é uma prova que envolve a Mesa Educacional da Positivo e os alunos do 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino.
Na última rodada da competição, Ícaro Viana, da Escola Olegário Maciel, do bairro JK, Hanna Cardoso, da Escola Simoni Maria da Cruz, no Santos Dumont II, e Kaio Eduardo Batista, da Escola Marilourdes Nunes Coelho, do bairro Atalaia, só pensavam em levar a vitória para casa.
A grande final
Assim a final foi uma prova de melhor de três. A postos em suas mesas, Kaio e Hanna esperavam a primeira palavra sorteada pelos apresentadores da TV Educação. O estúdio, dessa forma, ficou em silêncio e apenas se ouvia o barulho das teclas sendo encaixadas com agilidade na Mesa Educacional. Quando os apresentadores terminaram de escrever, os participantes levantaram as mãos ao mesmo tempo, dando empate. Isso descreve o início da final. Cheia de emoção e com alto grau de competição.
Cada um ganhou uma rodada e foi preciso uma rodada extra. Agora, o tempo seria crucial para definir o vencedor do Só Letrinha.
Para a última rodada, apenas uma palavra foi sorteada. Um aluno por vez pôde escrever no estúdio a palavra “liquidificador”.
Mesmo com toda rapidez e dedicação dos três finalistas, a vitória foi para Kaio, que fez a prova em dez segundos. Por um segundo de diferença, porém, Ícaro garantiu o 2º lugar. Já Hanna completou em 15 segundos e, assim, ficou com o 3º lugar.
Sensação espetacular
Kaio, portanto, não segurou a emoção e chorou com a vitória. “É uma sensação espetacular! Sempre soube que eu conseguiria, desde a primeira fase. Eu dedico a vitória à minha mãe, às minhas professoras, Mariana e Adriana, além do meu colega Israel, que me ajudou nos treinos. Muito obrigado!”
Mariana da Silva, professora da Mesa Educacional, ajudou Kaio a se preparar para as provas e o acompanhou até a final do Só Letrinha. “Nós adotamos um método de trabalhar em duplas. O Kaio treinou com o Israel. Os dois são muito estudiosos. Um ajudava o outro e veio a questão da competitividade, de simular a prova e levantar a mão, para não perder o foco. Ter o Kaio campeão é um orgulho para a escola, que hoje está em festa”, comemorou.
Hanna, no entanto, confessa que também ficou ansiosa com os empates, mas que valeu a pena participar da disputa. “Todo mundo empatou, aí ficou bem na dúvida. A competição foi alta e chegar à final já é uma vitória. Eu adorei participar!”
Livros do Só Letrinha 2023
O Só Letrinha é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em uma ação conjunta entre a TV Educação e o Departamento de Ensino. Para toda a competição foi criado um banco de palavras formado a partir de livros que estão nas bibliotecas das escolas municipais, que são:
- Receitas do Menino Maluquinho;
- Maluquinho pelo Mundo;
- Divertida Mente;
- Pequeno Príncipe.
O objetivo, contudo, é promover o conhecimento e a reflexão sobre os princípios e as normas ortográficas, valorizando a linguagem e os dialetos, além de motivar a leitura e incentivar o protagonismo entre as crianças.
A Mesa Educacional
As Mesas Educacionais do Ecossistema de Tecnologia e Inovação da Positivo estão nas escolas municipais e no CRAEDI desde 2022. A Mesa é composta por um teclado de letras soltas e uma tela de computador. Assim, os estudantes de 4 a 7 anos e do CRAEDI aprendem brincando, conhecendo o alfabeto, montando palavras e identificando figuras.
Adaptada à educação inclusiva, a Mesa oferece recursos de acessibilidade, como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia (língua de sinais), sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa.