[the_ad id="288653"]

ALMG debate danos socioambientais do projeto Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro

FOTO: Guilherme Bergamini/ALMG

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (7), às 18h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, para debater os impactos e danos socioambientais do projeto minerário Minas-Rio, operado pela Anglo American. A reunião foi convocada a pedido da deputada estadual Bella Gonçalves (Psol).

Promotores de Justiça da região confirmaram presença, assim como representantes de diversas comunidades locais atingidas pelas operações do Sistema Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos minerários em atividade no país. O complexo iniciou suas operações em 2014 e é conhecido por abrigar o maior mineroduto do mundo, com cerca de 530 quilômetros de extensão. A estrutura liga a região mineira ao Porto de Açu, no Rio de Janeiro, atravessando 32 municípios dos dois estados.

Recentemente, comunidades impactadas em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas firmaram um acordo com a mineradora, no valor aproximado de R$ 900 milhões, com intermediação do Ministério Público. O montante será destinado ao reassentamento das famílias que vivem na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), área de risco em caso de rompimento da barragem de rejeitos.

No entanto, segundo denúncias veiculadas pela imprensa e reforçadas pelo gabinete da deputada Bella Gonçalves, o acordo tem sido alvo de críticas por excluir famílias identificadas como atingidas por assessoria técnica independente. Há relatos de que moradores beneficiados estariam sendo pressionados pela Anglo American a acelerar o processo de reassentamento.

A pressa, segundo as mesmas fontes, estaria relacionada à liberação judicial para as obras de alteamento da barragem, um processo que, segundo o gabinete da parlamentar, vem sendo conduzido sem a devida transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM