[the_ad id="288653"]

Águas de Valadares investe em parceria com líderes comunitários

Águas de Valadares investe em parceria com líderes comunitários
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – Há 79 dias, o serviço de abastecimento de água no município é de responsabilidade da concessionária Águas de Valadares. De lá para cá, a empresa tem investido fortemente na comunicação com a população. Se nesses primeiros meses a estratégia de gestão foi apresentar a empresa. Agora a diretoria da concessionária avança para criar conexões com as lideranças de bairros e construir um canal de comunicação mais assertivo. Parte dessa ideia começou a ser implementada nesta terça-feira (11) com o lançamento do programa “Afluentes”.

“A gente entende que esse programa vai ajudar a construir esse relacionamento (entre a empresa e a população) e gerar benefícios para o usuário para a execução do serviço. Esse programa vai permitir que o problema chegue até a gente, o problema vai vir até nós. E com isso vamos conseguir mapear e estudar uma solução definitiva. Muitas vezes hoje o usuário tem um problema e não comunica à concessionária. Muitas vezes ele vai direto no Procon, ou vai até a própria televisão/rádio para se queixar. O que a gente quer é que ele nos procure em nossos canais de atendimento”, diretor-presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt.

Programa Afluentes

De acordo com a Águas de Valadares, durante este período de atuação na cidade, a empresa mapeou e identificou 82 lideranças comunitárias. A partir disso, a concessionária iniciou uma série de reuniões e encontros com o objetivo de se aproximar e entender a realidade das diferentes regiões do município. Nesta terça (11), no auditório da Unipac, aproximadamente 20 lideranças comunitárias marcaram presença no evento de lançamento do programa.

Canal de comincação com a população
FOTO: Igor França/ DRD

Canal de comunicação com a população

Por falar nisso, o programa Afluente funciona de uma forma bem simples. A ideia principal é tornar os líderes comunitários um intermediador entre as demandas da população e a empresa. Para isso, a Águas de Valadares criou um grupo no WhatsApp com essas lideranças como mais um canal de comunicação. Este grupo em questão é exclusivo para as lideranças comunitárias, e também é bem objetivo. Nada de ficar mandando mensagem de bom dia ou repassando correntes. A intenção é facilitar a identificação de problemas relacionados ao abastecimento de água. Como consequência, a expectativa é que o trabalho desempenhado pelos técnicos seja mais assertivo e que promova soluções para o serviço solicitado de forma mais ágil.

“O grupo vai funcionar como um atalho na qual todos esses líderes estarão adicionados a um grupo de Whatsapp. Então, ao invés dele ir na loja ou usar o canal 0800, ele vai ter também uma agilidade maior nas demandas que vier por meio deles, já que eles representam os bairros. Todas as demandas provenientes de serviços que são de responsabilidade da concessionária podem ser enviadas nesse grupo. Não só vazamento de água e esgoto, dúvidas, segunda via de conta, troca de titularidade, informações ou qualquer outro serviço que seja de nossa responsabilidade, esse líder comunitário pode estar nos enviando. A ideia é que o programa cresça à medida que a Águas de Valadares também cresça aqui na cidade”, explicou Bia Rodrigues, coordenadora de responsabilidade social da Águas de Valadares.

Bia Rodrigues, coordenadora de responsabilidade social da Águas de Valadares – FOTO: Igor França/ DRD

Participação dos líderes comunitários

Segundo a Águas de Valadares, foram 520 atendimentos de demandas repassadas por líderes comunitários e stakeholders entre abril e maio. Além do canal de acesso exclusivo via grupo de WhatsApp, os líderes comunitários participarão de reuniões periódicas, poderão acompanhar os serviços e obras; e também colaborar para a realização de outras ações que serão implementadas dentro do programa Afluentes.

“A gente tem muito respeito pelo trabalho que é desenvolvido pelos líderes comunitários. Então a Águas de Valadares enxerga o líder comunitário como um parceiro atuante na sua comunidade, já que naquele momento ele é os olhos e os braços da concessionária. Quando ele informa pra gente um vazamento, a gente consegue agir de maneira mais rápida. Além disso, a concessionária vai trazer para Governador Valadares outros programas socioeducativos na qual o líder vai ser o primeiro a saber para poder oferecer à sua comunidade. Então a gente enxerga como uma parceria de mão dupla: nós enquanto concessionária fazendo o nosso serviço, e o líder ali do outro lado nos ajudando a identificar esta demandas e de como está a atuação da concessionária perante a comunidade que ele representa”, informou Bia Rodrigues.

Comments 3

  1. Adriana says:

    As Águas,
    Gostaria de parabenizar-los, pela iniciativa de trazer a comunidade para perto deste grupo que acredito que já está fazendo a diferença em nossa cidade, eu também me colocou a disposição de fazer parte desse grupo, sou professora de creche, em escola ribeirinha, trabalho desde 2013 com as águas do Rio Doce. Participei como tutora de cursos sobre Mineração junto a UFMG na cidade e também sou consumidora da água.

    Venho parabeniza-los e deixo aqui o meu desejo de fazer parte deste grupo inovador.

  2. Adriana says:

    As Águas,
    Venho através deste parabeniza-los, pela iniciativa de trazer a comunidade para perto deste grupo, acredito que já está fazendo a diferença em nossa cidade, eu também coloco-me a disposição de fazer parte do grupo, sou professora de creche, em escola ribeirinha, trabalho desde 2013 com as águas do Rio Doce. Participei como tutora de cursos sobre Mineração junto a UFMG na cidade e também sou consumidora da água.

    Venho parabeniza-los e deixo aqui o meu desejo de fazer parte deste grupo inovador.

  3. Adriana says:

    As Águas,
    Parabenizo, e desejo fazer parte do grupo da comunidade local, sou professora da Escola Municipal Rio Doce, próximo ao Rio Doce, e desde cedo já trabalhamos sobre o Rio Doce, com as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM