[the_ad id="288653"]

Agentes encontram 65 imigrantes em “esconderijos” no Novo México e Texas

Agentes encontram 65 imigrantes em “esconderijos” no Novo México e Texas

As autoridades de fronteira encontraram dezenas de imigrantes em duas “casas secretas” no dia 30 de junho, em Sunland Park, no Novo México, e El Paso, no Texas

O porta-voz do Departamento de Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês), Joel Freeland, disse que os agentes encontraram um total de 65 imigrantes.

Ele afirmou que 43 estavam em Sunland Park e 22 em uma casa no centro de El Paso. A maioria dos imigrantes era do Equador, mas também havia pessoas da Nicarágua, México e El Salvador.

“Nossas equipes integradas em El Paso continuam a interromper o contrabando de pessoas por organizações criminosas transnacionais em nossa região”, disse Gloria Chavez, chefe do CBP no setor. “Continuaremos a trabalhar em conjunto com outras agências para resgatar esses imigrantes dessas condições de vida deploráveis, onde são mantidos por longos períodos”.

Freeland disse que todos os imigrantes eram adultos e foram devolvidos ao México sob o Título 42 – uma política imposta no período de pandemia que proíbe a entrada nos Estados Unidos com base em um “sério perigo de introdução de uma doença transmissível, como é o caso do novo coronavírus”.

Criado em março de 2020, o Título 42 foi usado para expulsar rapidamente para o México pessoas que atravessam a fronteira ilegalmente, as quais vêm de “áreas afetadas pelo coronavírus”.

Freeland disse que o setor de El Paso viu um “aumento significativo” de adultos cruzando a fronteira ilegalmente em 2021 em comparação com 2019. De acordo com ele, este crescimento foi de 261%. “No fim de maio deste ano, o Setor El Paso encontrou 86.536 imigrantes adultos”, disse ele. (Com Brazilian Times)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM