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Agências de viagens terão que se readaptar para voltar às atividades

Protocolo do Sebrae orienta o setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus, que afetou seriamente a economia do país. Nesse contexto, as agências de viagens precisarão adotar novos parâmetros de funcionamento para se adaptarem a uma realidade ainda marcada pelos cuidados para evitar a transmissão da doença. Considerando os dispositivos regulatórios vigentes e documentos referenciais, o Sebrae elaborou, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), orientações e recomendações práticas importantes para os pequenos negócios que atuam na área. O protocolo aborda principalmente questões de segurança e saúde de trabalhadores, gestores e dos clientes.

A primeira recomendação do documento é para que as agências estejam atentas aos protocolos de funcionamento preconizados pelos gestores públicos de suas cidades. Outra recomendação é para que os empreendedores busquem informações sobre os protocolos de seus fornecedores (companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros, aeroportos, parques, entre outros) e a adoção dos protocolos específicos de serviço de transporte – se a agência oferecer este serviço.

Na atividade turística, todos desempenham um papel importante em relação à segurança e a saúde, tanto os empreendimentos que recebem quanto o turista que visita o destino.

Local de trabalho

No local de trabalho exija de clientes e funcionários a lavagem das mãos com água e sabão ou o álcool em gel 70%. A mesma medida deve ser adotada em relação à objetos utilizados ou tocados com maior frequência, como maçanetas, máquinas de pagamento, corrimãos, entre outros. O protocolo do Sebrae lembra que é necessário manter a regra de distância entre os clientes e funcionários.

Informe aos clientes que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas em saúde, para que eles se sintam seguros. Nesse sentido, o treinamento da equipe também é fundamental. Eles devem estar aptos a dar todas as informações necessárias, que trarão tranquilidade aos clientes.

A agência pode, conforme recomenda o protocolo do Sebrae, instalar barreiras de vidro ou acrílico nas áreas de atendimento para ampliar ainda mais a distância e evitar o contato entre o funcionário e cliente. É importante também expor placas de sinalização com orientações, além de usar outros canais de comunicação da empresa.

Confira algumas dicas práticas do Sebrae

Cuidados com o espaço físico

•  Limpe e desinfete os locais/ambientes, áreas comuns e de lazer no intervalo entre turnos e das estações de trabalho sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro;

•  Higienize constantemente os vestiários, sanitários e banheiros;

•  Recolha o lixo duas ou mais vezes ao dia;

•  Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc;

•  Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia;

•  Opte pela ventilação natural nos locais de trabalho. No caso de aparelho de ar-condicionado, evite recirculação de ar e verifique a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas;

•  Sanitize, semanalmente, o ar-condicionado se for o único sistema de ventilação do ambiente;

•  Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores;

•  Coloque os desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque;

•  Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato.

Orientações para os colaboradores

•  Disponibilize equipamento para verificação da temperatura corporal;

•  Oriente que os colaboradores devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho;

•  Oriente os colaboradores para adotarem procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool em gel;

•  Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo;

•  Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas;

•  Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de colaborador periodicamente para essa função;

•  Proíba reuniões internas presenciais e evite deslocamentos de viagens;

•  Estabeleça home office rotativo da equipe;

•  Promova workshops para orientação sobre os procedimentos de segurança e prevenção.

Cuidados com os clientes

•  Priorize o atendimento de forma remota (internet ou telefone), principalmente pensando nos públicos que são mais vulneráveis à Covid-19;

•  Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas dos sapatos como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante;

•  Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metro entre os clientes e colaboradores;

•  Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público;

•  Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais;

•  Restrinja a circulação interna apenas ao necessário;

•  Disponibilize máscaras aos clientes sempre que solicitado;

•  Forneça ao cliente informações sobre os protocolos dos destinos e fornecedores envolvidos na viagem adquirida.

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