Agência do INSS de Governador Valadares já recebe beneficiários para perícia médica

Quatro atendimentos estavam marcados para acontecer nesta segunda-feira

A pandemia modificou toda a dinâmica de atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil. No mês de março, para evitar aglomerações, as agências pararam os atendimentos presenciais, mas foram disponibilizados para os beneficiários meios de atendimento remoto no Meu INSS (no site oficial ou aplicativo) e pelo telefone 135.

Apesar do impasse entre a classe de médicos peritos e o governo federal, a agência do INSS de Governador Valadares já estava recebendo beneficiários para perícia médica nesta segunda-feira (28). Segundo o chefe do serviço de benefícios da gerência do INSS de Governador Valadares, Gilvan Ponciano, a agência já tinha quatro agendamentos de perícia médica. Ele destaca que o instituto está liberado para esse tipo de serviço, mas que os serviços que não precisam de perícia estão sendo realizados de forma remota desde o mês de março. Ele ressaltou que qualquer atendimento presencial só será feito mediante marcação prévia.

A advogada Lorena de Oliveira Leite é especialista em direito previdenciário (Foto: Fábio Velame)

A advogada especialista em direito previdenciário Lorena de Oliveira Leite explica como está sendo a procura neste período de pandemia: “Com a chegada da pandemia, todos os serviços do INSS passaram a ser realizados através do portal Meu INSS, no site oficial e aplicativo, ou pelo 135. A maioria dos segurados normalmente são idosos, pessoas simples ou até de pouca informação. A procura é grande justamente por isso, pela facilidade que a gente tem de lidar com o sistema. A partir do dia 14 de setembro, o atendimento presencial nas agências retornou para alguns serviços, como perícia social, cumprimento de exigência e justificativa administrativa. Outros serviços continuam sendo feitos de forma remota. A informação que a gente tem é que o INSS, neste período de retorno parcial nas agências, vai entrar em um acordo com uma classe de advogados e possibilitar que a gente tenha acesso a tudo via digital, mas ainda isso está sendo discutido e não tem nada acertado”, disse.

Fila de espera

Mais de 790 mil pessoas no Brasil estavam aguardando na fila para perícia médica, de acordo com informações do INSS que foram passadas ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), via Lei de Acesso à Informação. Desse número, a maior parte da fila se concentra no Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas com deficiência (cerca de 393 mil pessoas), e na concessão de auxílio-doença (cerca de 369 mil pessoas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM