[the_ad id="288653"]

‘A voz da Mulher Empreendedora’ é tema de encontro na Expoagro com a influenciadora digital Camila Telles

Camila Telles é influenciadora digital do Agronegócio. | FOTO: Carolina Moreira

Nesta 52ª edição, a Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro GV) abriu portas para um encontro só entre elas: as mulheres empreendedoras. Aos poucos, o público feminino lotou o Tatersal da União Ruralista do Rio Doce (URRD), na tarde desta quarta-feira (12). O que mostrou, de uma vez por todas, como é forte a presença da mulher na atividade agropecuária. Com a palavra, uma mulher que é inspiração entre elas, a influenciadora digital Camila Telles. A palestrante acumula mais de 360 mil seguidores no instagram e foi eleita, pela Forbes Brasil, uma das 100 brasileiras mais influentes do agro.

De acordo com a digital influencer, para além dos títulos, o que mais importa é aproveitar o espaço conquistado para ser uma referência. Segundo Camila, seu propósito é encorajar mais mulheres e demais produtores rurais, além de incentivar o empreendedorismo e a valorização do trabalho no campo. “Antes de qualquer coisa, eu sou uma produtora rural! Eu uso os meios de comunicação, a minha voz, para trazer causas importantes sobre o agronegócio, a produção rural. E a presença feminina é muito importante, porque as mulheres estão muito presentes nesse meio, que é um espaço para todos”, afirmou Camila Telles em entrevista ao DRD.

Empoderamento e aprendizado

A jovem Ana Carolina de Oliveira, de 28 anos, fez questão de comparecer para assistir à palestra. Ela segue os passos da influencer não só nas redes sociais, mas no exemplo de vida. Assim como Camila, Ana Carolina herdou da família o interesse pelas atividades do campo e viu no encontro desta tarde mais uma grande chance de aprender. “Nós temos uma propriedade em Alpercata, trabalhamos com recria. E hoje eu vim aqui aprender um pouco mais sobre o agronegócio. Creio que essa palestra vai me edificar muito. A gente custou entrar nesse meio de empoderamento feminino e agora estamos sendo ouvidas e estamos falando, cada vez mais conquistando o mercado”, comenta a jovem.

Ana Carolina de Oliveira auxilia na administração da propriedade rural da família. | FOTO: Carolina Moreira

Com muito carisma e bom humor, a dona Creuza Coelho Merlo, esposa do vice-presidente da URRD, José Miguel Merlo, afirmou que também foi à palestra em busca de conhecimento. A aposentada apoiou a iniciativa de promover um encontro especial às mulheres na maior Exposição Agropecuária do Leste de Minas. “Eu acho isso muito importante, porque a mulher, hoje, está sendo valorizada. Ela precisa ser valorizada. Porque ela é a companheira e sabe de todas as coisas que acontecem, acompanhando o marido, os filhos, eu agora acompanhando meus netos. [Este evento] vai acrescentar muito conhecimento. Eu, apesar da idade, ainda quero conhecer muita coisa!”, disse dona Creuza.

Creuza Coelho Merlo, esposa do vice-presidente da URRD, José Miguel Merlo. | FOTO: Carolina Moreira

Legado

De acordo com Pier Angeli, uma das organizadoras do encontro ”A voz da Mulher Empreendedora’ e membro do grupo Mulheres do Agro, esta é apenas uma ‘sementinha’ sendo plantada para as próximas edições da Expoagro e de outros grandes eventos. O intuito, segundo a advogada e produtora rural, é garantir a valorização da presença feminina nos espaços de predominância masculina.

Pier Angeli é advogada e produtora rural. | FOTO: Carolina Moreira

“A ideia do grupo é acolher a mulher. Não tinha eventos para a mulher durante a Expoagro e, dentro do agro, hoje, a cada dia aumenta o número de mulheres. Nos cargos de liderança, dentro da agroindústria, do comércio, de vários setores. A Camila é uma empresária, eleita pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes no agro. Então a gente queria que as mulheres viessem aqui para ouvir um pouco do que ela tem a falar sobre empreendedorismo e sobre o agro também. Porque hoje em dia o agro está em tudo. A nossa preocupação é fazer sucessores. A ideia é incentivar essas mulheres a participar ativamente dos negócios. Principalmente dentro do agronegócio, que, hoje, é o que movimenta a economia. É uma sementinha que nós estamos plantando para, futuramente, termos mais eventos”, diz Pier.

A primeira mulher a assumir o cargo de diretora executiva do Sicoob, Kelen Vória, marcou presença na reunião e acredita que está abrindo caminhos, pois toda mulher é capaz de alcançar grandes frentes. “As mulheres não precisam ser empoderadas, elas já têm o poder. Elas precisam mostrar mais a cara, a voz, se posicionar. E o objetivo é trazer essa questão do empreendedorismo para que elas se fortaleçam e tenham coragem de andar à frente. Porque quando a mulher pega para fazer, acontece. O acreditar é o mais importante”, reforça.

Para a coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária, Polliana Campanha, prestigiar a palestra de Camila Telles em meio a tantas mulheres dedicadas ao aprendizado no agronegócio é motivo de entusiasmo. “Eu acho que toda mulher é uma empreendedora. Ela tem que saber empreender para ter visão do mundo, para conhecer o mundo, se expressar. Hoje tem muita mulher empreendedora, dona de fazenda. O marido morreu e ela ‘pegou o boi pelo chifre’ e cuidou da fazenda. Então ela tem que entender desse assunto e não deixar só para o homem, porque o sustento dela é a fazenda. Então ela tem que começar a entender mesmo!”, conclui.

A realização do encontro exclusivo para mulheres desta tarde contou com apoio da URRD, Sindicato Rural, Univale, Sicoob, Cooperativa, Sebrae e da Prefeitura de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM