Nesta 52ª edição, a Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro GV) abriu portas para um encontro só entre elas: as mulheres empreendedoras. Aos poucos, o público feminino lotou o Tatersal da União Ruralista do Rio Doce (URRD), na tarde desta quarta-feira (12). O que mostrou, de uma vez por todas, como é forte a presença da mulher na atividade agropecuária. Com a palavra, uma mulher que é inspiração entre elas, a influenciadora digital Camila Telles. A palestrante acumula mais de 360 mil seguidores no instagram e foi eleita, pela Forbes Brasil, uma das 100 brasileiras mais influentes do agro.
De acordo com a digital influencer, para além dos títulos, o que mais importa é aproveitar o espaço conquistado para ser uma referência. Segundo Camila, seu propósito é encorajar mais mulheres e demais produtores rurais, além de incentivar o empreendedorismo e a valorização do trabalho no campo. “Antes de qualquer coisa, eu sou uma produtora rural! Eu uso os meios de comunicação, a minha voz, para trazer causas importantes sobre o agronegócio, a produção rural. E a presença feminina é muito importante, porque as mulheres estão muito presentes nesse meio, que é um espaço para todos”, afirmou Camila Telles em entrevista ao DRD.
Empoderamento e aprendizado
A jovem Ana Carolina de Oliveira, de 28 anos, fez questão de comparecer para assistir à palestra. Ela segue os passos da influencer não só nas redes sociais, mas no exemplo de vida. Assim como Camila, Ana Carolina herdou da família o interesse pelas atividades do campo e viu no encontro desta tarde mais uma grande chance de aprender. “Nós temos uma propriedade em Alpercata, trabalhamos com recria. E hoje eu vim aqui aprender um pouco mais sobre o agronegócio. Creio que essa palestra vai me edificar muito. A gente custou entrar nesse meio de empoderamento feminino e agora estamos sendo ouvidas e estamos falando, cada vez mais conquistando o mercado”, comenta a jovem.
Com muito carisma e bom humor, a dona Creuza Coelho Merlo, esposa do vice-presidente da URRD, José Miguel Merlo, afirmou que também foi à palestra em busca de conhecimento. A aposentada apoiou a iniciativa de promover um encontro especial às mulheres na maior Exposição Agropecuária do Leste de Minas. “Eu acho isso muito importante, porque a mulher, hoje, está sendo valorizada. Ela precisa ser valorizada. Porque ela é a companheira e sabe de todas as coisas que acontecem, acompanhando o marido, os filhos, eu agora acompanhando meus netos. [Este evento] vai acrescentar muito conhecimento. Eu, apesar da idade, ainda quero conhecer muita coisa!”, disse dona Creuza.
Legado
De acordo com Pier Angeli, uma das organizadoras do encontro ”A voz da Mulher Empreendedora’ e membro do grupo Mulheres do Agro, esta é apenas uma ‘sementinha’ sendo plantada para as próximas edições da Expoagro e de outros grandes eventos. O intuito, segundo a advogada e produtora rural, é garantir a valorização da presença feminina nos espaços de predominância masculina.
“A ideia do grupo é acolher a mulher. Não tinha eventos para a mulher durante a Expoagro e, dentro do agro, hoje, a cada dia aumenta o número de mulheres. Nos cargos de liderança, dentro da agroindústria, do comércio, de vários setores. A Camila é uma empresária, eleita pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes no agro. Então a gente queria que as mulheres viessem aqui para ouvir um pouco do que ela tem a falar sobre empreendedorismo e sobre o agro também. Porque hoje em dia o agro está em tudo. A nossa preocupação é fazer sucessores. A ideia é incentivar essas mulheres a participar ativamente dos negócios. Principalmente dentro do agronegócio, que, hoje, é o que movimenta a economia. É uma sementinha que nós estamos plantando para, futuramente, termos mais eventos”, diz Pier.
A primeira mulher a assumir o cargo de diretora executiva do Sicoob, Kelen Vória, marcou presença na reunião e acredita que está abrindo caminhos, pois toda mulher é capaz de alcançar grandes frentes. “As mulheres não precisam ser empoderadas, elas já têm o poder. Elas precisam mostrar mais a cara, a voz, se posicionar. E o objetivo é trazer essa questão do empreendedorismo para que elas se fortaleçam e tenham coragem de andar à frente. Porque quando a mulher pega para fazer, acontece. O acreditar é o mais importante”, reforça.
Para a coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária, Polliana Campanha, prestigiar a palestra de Camila Telles em meio a tantas mulheres dedicadas ao aprendizado no agronegócio é motivo de entusiasmo. “Eu acho que toda mulher é uma empreendedora. Ela tem que saber empreender para ter visão do mundo, para conhecer o mundo, se expressar. Hoje tem muita mulher empreendedora, dona de fazenda. O marido morreu e ela ‘pegou o boi pelo chifre’ e cuidou da fazenda. Então ela tem que entender desse assunto e não deixar só para o homem, porque o sustento dela é a fazenda. Então ela tem que começar a entender mesmo!”, conclui.
A realização do encontro exclusivo para mulheres desta tarde contou com apoio da URRD, Sindicato Rural, Univale, Sicoob, Cooperativa, Sebrae e da Prefeitura de Valadares.