‘A gente vai salvar muito mais vidas’: Hospital Municipal de Valadares agora conta com 18 novos leitos de UTI

Antes dessa aquisição, o município tinha apenas 8 leitos de UTI à disposição dos pacientes.

O Hospital Municipal de Valadares recebeu – por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips) e do Sistema Único de Saúde (SUS) – 18 novos leitos de UTI para adultos. Antes, o município tinha apenas 8 leitos de UTI à disposição dos pacientes. Portanto com a aquisição, o hospital agora conta com 26 leitos destinados ao público geral adulto.

Foto: DRD/TV Leste

“É uma felicidade. A gente tinha um vazio existencial, uma falta de mais de 90 leitos de UTI para a região. Então a gente habilitando, agora, mais 18 leitos, a gente vai salvar muito mais vidas. Não vai ser o suficiente ainda, mas já deu um ‘respiro’ para o Hospital Municipal com certeza”, disse a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali.

Critérios

Mas apesar da necessidade inegável, a secretária afirmou não ser uma missão tão simples adquirir reforços para a Saúde do município. De acordo com Sangali, foi necessário todo um estudo para apontar os locais onde os leitos seriam implementados. “Os leitos de UTI-Covid não tinham os mesmos critérios que têm os leitos de UTI geral. Eram mais brandos, não precisavam cumprir toda a RDC50. Então a gente fez o estudo, de onde teria condição de habilitar esse serviço e assim a gente fez”, contou.

Caroline Sangali (secretária municipal de Saúde) | DRD/TV Leste

Dentre os critérios exigidos pelo Estado, Sangali apontou fatores como a capacidade de distanciamento de 2 m de distância entre um leito e outro, boa visibilidade da equipe para com todos os leitos e pontos de hemodiálise. Segundo a secretária, o Ministério da Saúde estabeleceu um prazo de 6 meses para que o hospital se organizasse até atender a todos os requisitos necessários. “O Ministério da Saúde dilatou o prazo para outros municípios, mas graças a Deus cumprimos o prazo dentro do município de Governador Valadares”, informou.

Outros novos serviços

Além disso, a secretária de Saúde destacou que há, também, em Valadares, outros novos serviços que antes o município carecia. Além das novas UTIs para adultos em geral, o HM conta com outros 20 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Pediátrica para crianças de 0 a 12 anos e os recentes leitos exclusivos a pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Por fim, a representante do setor de Saúde reforçou que o hospital está incluso em demais projetos ainda não começados em razão da crise econômica que tem afetado, inclusive, a reposição dos estoques de medicamentos. “Devido à alta no preço dos insumos, acaba que faz um desequilíbrio nas finanças. Mas vamos trabalhar para que a gente consiga implementar muitas melhorias”, complementou Sangali.

Secretária de Saúde, Caroline Sangali, fala sobre aquisição de 18 novos leitos de UTI para Valadares. | DRD/TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como