[the_ad id="288653"]

‘A caixa mágica dos primeiros socorros’

FOTO: Roberto Cardoso Jr.

Espetáculo infantil patrocinado pela Cenibra visitará 30 escolas de Valadares

O espetáculo infantil ‘A caixa mágica dos primeiros socorros’ será apresentado gratuitamente nas escolas municipais de Valadares durante o mês de maio e junho. A proposta é ensinar noções de primeiros socorros de forma lúdica e divertida a alunos com idade entre 3 e 10 anos. A iniciativa faz parte de um projeto cultural, patrocinado pela Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal. O objetivo é contemplar 30 escolas no município.

Na peça, dois mágicos chegam com uma caixa mágica. Dentro dela há seis fantoches, o Esparadrapo, o Vidro de Remédio, a Pomada, o Algodão, a Injeção e o Curativo, que ganham vida nas mãos deles. De maneira lúdica e divertida, o espetáculo mostra como tratar de ferimentos leves que podem acontecer no dia a dia. Segundo a Cenibra, 80 apresentações serão realizadas em escolas municipais da região. Sendo 30 em Valadares, 20 em Caratinga, 4 em Iapu, 4 em Antônio Dias, 18 em Guanhães e 4 em Peçanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade, durante os meses de maio e junho de 2023.

FOTO: Roberto Cardoso Jr.

Capacitação

Além da apresentação da peça, professores e funcionários receberão um card com QR-Code para assistirem a uma capacitação de noções básicas de primeiros socorros. O intuito do espetáculo é proporcionar conhecimento e cultura de forma dinâmica para as crianças e possibilitar acesso e capacitação para profissionais da educação.

De acordo com a Lei 13.722, de 2018, é obrigatória a capacitação de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas, de ensino infantil e básico. Todos precisam ser capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.

Dessa forma, o projeto auxilia na disseminação de conhecimento aos funcionários da escola e oferece ensino às crianças. O diretor de Produção, Marcelo Aouila, que também compõe a equipe criativa do espetáculo, comentou a importância do conteúdo que será apresentado às crianças e profissionais da educação.

“Em todas as apresentações que já fizemos sempre reforçamos a necessidade desse acesso aos conteúdos básicos de primeiros socorros nas escolas, que é lugar de formação humana. A abordagem dinâmica e lúdica possibilita além da descontração com o tema, a capacitação para que as crianças consigam agir diante de eventuais necessidades nas diversas situações da vida”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM