Costureiras usuárias do Cras do município já confeccionaram, voluntariamente, 500 máscaras em pouco mais de um mês
Pensando em proteger a população mais vulnerável residente nos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do contágio e disseminação da Covid-19, bem como promover a conscientização e informar acerca da prevenção da doença, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), desenvolveu o Projeto “Mascarados: Você não é um super-herói, mas pode salvar vidas”. A proposta é combater o novo coronavírus com a utilização de máscaras que estão sendo confeccionadas pelas costureiras voluntárias participantes dos serviços do Cras e distribuídas gratuitamente para as pessoas mais vulneráveis, residentes nos territórios de abrangência do órgão do município.
Em pouco mais de um mês foram produzidas 500 máscaras. Destas, 193 já foram doadas. Os tecidos também são doados por parceiros. Os beneficiados estão recebendo orientações sobre como higienizar e cuidar das máscaras, bem como sobre a importância da sua utilização, caso precisem sair de casa, tendo assim maior proteção.
As máscaras estão sendo distribuídas gratuitamente aos usuários que vão buscar atendimento nos Centros de Referência, sem a proteção. Mas para receber é preciso ainda ser cadastrado no CADÚnico, ser acompanhado pelos serviços ofertados pelo Cras e ter renda zero ou per capta de até R$ 189.
O projeto foi idealizado pelo Cras do Município e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Vale lembrar que o uso adequado de máscara facial em ruas, estabelecimentos comerciais e locais públicos de Valadares é obrigatório, de acordo com os decretos municipais”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Temponi.
Confira o endereço do Cras:
Cras Central: Rua Afonso Pena, 2.270 – Centro;
Cras Santa Efigênia: Avenida Presidente Tancredo Neves, 1.362 – Santa Efigênia;
Cras Pérola: Rua Uruguaiana, 540 – Jardim Pérola;
Cras Santa Rita: Rua Wenceslau Braz, 2.330 – Santa Rita;
Cras São Raimundo: Rua Ametista, 390 – São Raimundo;
Cras Jardim do Trevo: Rua Edson Sirino Campos, 226 – Jardim do Trevo.