O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que organiza e distribui os boletins digitais em redes sociais e grupos de comunicação on-line
Com início da pandemia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que tem buscado a reformulação da pasta com mudança de escopo para ciência, tecnologia e inovação, resolveu criar boletins digitais em 3 (três) linhas distintas. O objetivo é criar uma cultura de construção e compartilhamento coletivo de conteúdos diversos que possam ajudar pessoas e empresas, além de identificar referências locais em temas importantes para o desenvolvimento de Governador Valadares.
O primeiro conjunto de boletins está atrelado à pandemia e trata de temas variados, como impactos no mercado de trabalho, no setor de turismo, oportunidade de crédito para pequenos negócios e situação do microempreendedor individual. O segundo grupo está ligado à área de inovação e traz conteúdos relacionados à propriedade intelectual, lei geral de proteção de dados e cultura maker. Já a terceira linha se refere a conteúdos setoriais produtivos, como indústria 4.0, cadeia de negócios em saúde, dentre outros, que ainda estão em fase de edição.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, o professor Hílton Manoel, este esforço vai ao encontro da necessidade de aproximar pessoas e instituições, que falam e trabalham em temas associados, além de garantir uma oferta local de conteúdo produzidos por atores locais.
“Além da nossa própria equipe produzindo boletins, tivemos autores ligados às instituições de ensino superior situadas na cidade, de forma colaborativa com nossa Secretaria”, explicou.
Para o prefeito André Merlo (PSDB) é “muito importante este trabalho de articulação e integração da SMDE junto aos demais atores, como universidades e empresas”.