Os abraços deram lugar a uma série de recados de felicitações aos 37 formandos da quinta turma do curso de Medicina do campus Governador Valadares da UFJF, que participaram, na manhã desta quinta-feira, 18, da primeira colação de grau por videoconferência realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Ainda que distantes fisicamente, os novos médicos formados pela UFJF-GV receberam juntos o carinho de mais de 400 amigos e familiares que acompanharam a solenidade através do canal da tvufjf no Youtube. “Acho que para todo acadêmico o momento de formatura é um sonho. A gente passa a graduação inteira se planejando e conosco não foi diferente. Gostaríamos que fosse uma formatura presencial, mas nós entendemos que manter o distanciamento social é muito importante e ter a formatura, mesmo que a distância, é um marco em nossa vida”, destacou o médico recém-formado Hélcio Vitor Pandini Siqueira.
Presidida pelo reitor Marcus David, a colação de grau prevista para o segundo semestre foi antecipada após intenso debate institucional e baseada na Medida Provisória 934 de 01/04/2020, regulamentada pela Portaria 383 do MEC de 9 de abril de 2020, que, em função da pandemia do novo coronavírus, autorizou às Instituições de Ensino Superior, caso considerem adequado, antecipar a colação de grau de estudantes do último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina.
“Nós queremos que vocês sejam profissionais absolutamente exitosos e felizes. Por isso tivemos muito cuidado para que a decisão de antecipar a colação fosse a mais sábia e cuidadosa possível. Hoje é um momento de alegria, porque vocês estão se formando, porque a sociedade está recebendo 37 novos profissionais da maior qualidade, porque a universidade está inovando com a sua primeira formatura digital e a distância, e porque, mais uma vez, as universidades contribuem para o enfrentamento do novo coronavírus”, destacou o reitor em mensagem aos formandos.
Na próxima segunda-feira, 22, os novos profissionais comparecerão individualmente à sede administrativa da UFJF-GV para assinar o termo de colação.