A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe chega à terceira fase e traz um alerta para a baixa procura da vacina por parte dos grupos que constituem seu público-alvo
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que teve início no dia 23 de março, chega a sua terceira fase. Vale ressaltar que a vacinação ocorre em etapas, devido à dependência do envio de doses por parte do Governo Estadual. A prioridade, neste momento, é aumentar a cobertura vacinal dos públicos que ainda apresentam baixo percentual de vacinação: crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas e adultos (55 a menores de 60 anos).
As equipes de saúde da Prefeitura continuam se empenhando em vacinar o maior número possível de pessoas dos públicos-alvos. Até o momento, foram imunizados 36,3% das crianças; 38,1% das gestantes; 118,04 % trabalhadores da saúde; 30,6% de puérperas; 33,4% dos adultos (de 55 anos a menores de 60 anos); e 114,36% dos idosos. O objetivo da campanha é que 90% de cada público sejam imunizados.
As doses estão disponíveis nas 38 salas de vacinas urbanas, na sala 28 do Setor de Imunização da Policlínica e nas 12 localizadas na zona rural. A campanha se encerra no dia 5 de junho.
Vale lembrar que a vacina contra a gripe não é eficaz contra o coronavírus (Covid-19), no entanto trata-se de uma forma de ajudar os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que as doenças têm sintomas parecidos.
Campanha de vacinação contra Sarampo continua
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 30 de junho. A campanha está em sua quarta fase e tem como públicos-alvos adultos de 20 a 49 anos de idade.
Vale ressaltar que a vacinação contra o Sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária indicada, ou seja, todas as pessoas que se incluem neste público-alvo devem se vacinar.