Cerca de mil máscaras estão sendo distribuídas, gratuitamente, por cinco Sindicatos dos Produtores Rurais da Regional do Sistema Faemg/Senar Minas: em Governador Valadares, Resplendor, Caratinga, Inhapim e Malacacheta. A ação começou na segunda-feira (4), e se estende por toda esta semana, com o objetivo de proteger do novo coronavírus os produtores rurais que ainda não contam com o equipamento de proteção individual.
De acordo com o gerente regional em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa, a distribuição gratuita de máscaras é uma ação social de apoio aos produtores rurais. “Esta é uma iniciativa do Sistema Faemg/Senar Minas, que visa contribuir para que produtores e trabalhadores rurais que ainda não têm suas máscaras possam garantir o material em um dos cinco sindicatos já citados. São 200 máscaras para cada instituição”, detalha o gerente regional.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, Afonso Luiz Bretas (foto em anexo), o momento é de prevenção nas famílias rurais.
“Estamos numa guerra contra esta pandemia e precisamos nos proteger e nos resguardar. Estas máscaras são uma das armas que temos para enfrentar este grave problema. Com elas podemos diminuir riscos, já que nossas atividades no campo não podem parar”, afirma Afonso Bretas.
Dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, de 6 de maio, confirmam 2.605 casos de Covid-19 no Estado, com 97 óbitos e 109 óbitos em investigação. Além da distribuição de máscaras em todo o Estado, o Sistema Faemg/Senar Minas criou uma cartilha indicando as melhores formas de atuação no campo para a proteção de produtores e trabalhadores rurais e está promovendo um curso para a fabricação de máscaras, entre outras ações de combate à Covid-19.