Objetivo do projeto é ajudar pequenos comerciantes a superar a crise
Desde o dia 23 de março, grande parte do comércio de Valadares está fechada, assim como em vários outros locais do país. A medida é uma prevenção à pandemia do coronavírus, que tem se espalhado pelo mundo nos últimos meses. Em um momento como este, no mundo do varejo, sai na frente quem está no ambiente virtual, que consegue continuar vendendo, mesmo com as portas fechadas.
Foi pensando nisso que a Univale entrou como parceira no projeto de criação de lojas on-line para pequenos e médios comerciantes da região, desenvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) e pela Apiki, empresa de tecnologia da cidade. Os alunos do curso de Sistemas de Informação da Univale entram na parte de orientação aos comerciantes, para garantir que a experiência de vendas on-line seja realmente eficaz.
“Os alunos são divididos em grupos e cada equipe vai apadrinhar alguns lojistas. Eles vão esclarecer dúvidas sobre uso da ferramenta, ensinar a cadastrar os produtos, concluir uma venda. Também darão auxílio para que esses produtores e vendedores tenham uma boa representação do seu negócio no mundo virtual e comecem a gerar receita”, explica a professora Rossana Cristina, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Univale.
As lojas ficarão disponíveis dentro da plataforma ACE Loja On-Line até o dia 30 de abril. O projeto começou a funcionar nessa sexta-feira (27). Para se inscrever, basta acessar o site e fazer o cadastro. A partir daí, a equipe de suporte entrará em contato para dar as orientações necessárias.
O projeto vai atender comerciantes do varejo, prestadores de serviço, indústria e profissionais liberais de Governador Valadares. Não é necessário ser membro da Associação Comercial para se cadastrar.