Um dos problemas mais agravantes enfrentados pelas empresas e indústrias é a geração de resíduos, o que, sem uma boa gestão e um programa adequado, pode resultar em multas com valores expressivos.
Por isso é necessário que as empresas e Indústrias adotem programas de gestão de resíduos, que devem atuar não só para garantir a coleta, o tratamento e a disposição, mas principalmente deve estimular a redução na produção, desde a sua geração. Isso evitará as multas ambientais, reduzirá custos e desperdícios e ainda criará uma imagem positiva diante dos clientes e da comunidade em geral.
Para orientar as empresas e indústrias, empresários e empregados a adotar uma nova gestão, reduzindo e valorizando os resíduos, a Fiemg Regional Rio Doce realizará no próximo dia 18, das 8h30 às 17h, o curso Práticas e Ferramentas de Redução e Valorização dos Resíduos na Indústria. O evento será no auditório da Federação, na rua Leda Maria Mota Godinho (antiga rua 5), 120, JK II.
Durante o curso, os participantes aprenderão sobre a composição do resíduo, análises e custos da geração e riscos de acidentes de resíduos, mercado de resíduos, resíduos e economia circular, inventário e balanço de massa dos processos. Além disso, serão apresentadas situações práticas, além de indicadores ambientais e alternativas para melhorar a eficiência em geração de resíduos.
Eficácia no gerenciamento de resíduos
Para a analista ambiental da Fiemg, Renata Medrado Malthik Benevides, é importante conhecer as ferramentas e as melhores práticas para que o gerenciamento de resíduos seja eficaz.
“Os programas de redução na geração de resíduos são importantes porque priorizam um sistema circular no qual a quantidade de resíduos reaproveitados será cada vez maior, e a de resíduos gerados, cada vez menor. É por isso que o objetivo do curso é apresentar situações reais e ferramentas que conscientizem o participante sobre mudar sua postura frente à geração e contribuir para que sua empresa ou indústria se desenvolva de forma sustentável e competitiva”, destacou.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na internet, por meio da plataforma Sympla. Para outras informações, entrar em contato pelo (33) 3272.4850 (falar com Renata). (Assessoria da Fiemg Regional Rio Doce)