Práticas e ferramentas de redução e valorização de resíduos serão ensinadas na Fiemg

Um dos problemas mais agravantes enfrentados pelas empresas e indústrias é a geração de resíduos, o que, sem uma boa gestão e um programa adequado, pode resultar em multas com valores expressivos.

Por isso é necessário que as empresas e Indústrias adotem programas de gestão de resíduos, que devem atuar não só para garantir a coleta, o tratamento e a disposição, mas principalmente deve estimular a redução na produção, desde a sua geração. Isso evitará as multas ambientais, reduzirá custos e desperdícios e ainda criará uma imagem positiva diante dos clientes e da comunidade em geral.

Para orientar as empresas e indústrias, empresários e empregados a adotar uma nova gestão, reduzindo e valorizando os resíduos, a Fiemg Regional Rio Doce realizará no próximo dia 18, das 8h30 às 17h, o curso Práticas e Ferramentas de Redução e Valorização dos Resíduos na Indústria. O evento será no auditório da Federação, na rua Leda Maria Mota Godinho (antiga rua 5), 120, JK II.

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre a composição do resíduo, análises e custos da geração e riscos de acidentes de resíduos, mercado de resíduos, resíduos e economia circular, inventário e balanço de massa dos processos. Além disso, serão apresentadas situações práticas, além de indicadores ambientais e alternativas para melhorar a eficiência em geração de resíduos.

Eficácia no gerenciamento de resíduos

Para a analista ambiental da Fiemg, Renata Medrado Malthik Benevides, é importante conhecer as ferramentas e as melhores práticas para que o gerenciamento de resíduos seja eficaz.

“Os programas de redução na geração de resíduos são importantes porque priorizam um sistema circular no qual a quantidade de resíduos reaproveitados será cada vez maior, e a de resíduos gerados, cada vez menor. É por isso que o objetivo do curso é apresentar situações reais e ferramentas que conscientizem o participante sobre mudar sua postura frente à geração e contribuir para que sua empresa ou indústria se desenvolva de forma sustentável e competitiva”, destacou.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na internet, por meio da plataforma Sympla. Para outras informações, entrar em contato pelo (33) 3272.4850 (falar com Renata). (Assessoria da Fiemg Regional Rio Doce)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM