Fiemg faz balanço positivo das ações de 2019 e projeções para 2020

Na Regional Rio Doce, o presidente também encerra o ano com satisfação dos resultados e está otimista para o próximo ano

“Avançamos. Ao longo de 2019, superamos importantes desafios econômicos, políticos, sociais e ambientais. Agora, o Brasil começa a respirar e a dar sinais de recuperação econômica, pautada por conquistas consolidadas neste ano, como o controle da inflação, a redução da taxa básica de juros, a lei da liberdade econômica e a reforma da Previdência. As bases para um 2020 de crescimento estão postas”. É assim que o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, iniciou suas palavras sobre o balanço de 2019 e as perspectivas para 2020.

A indústria de Minas encerra o ano vislumbrando a recuperação na economia. Iniciativas pautadas pelo Governo Federal, como o controle da inflação, a redução da taxa básica de juros, a Lei da Liberdade Econômica e a aprovação da Reforma da Previdência, contribuem para o otimismo da classe industrial.

Para o próximo ano são esperados, de acordo com o estudo da Fiemg, a continuidade do processo de recuperação do mercado de trabalho e novos cortes da taxa básica de juros, assim como a melhora da percepção de confiança de empresários e consumidores. O PIB brasileiro e mineiro tende a registrar crescimentos de 2,2% e 2,34%, respectivamente. A agenda de reformas (tributária e administrativa) tem potencial de favorecer uma recuperação mais robusta da economia brasileira para os próximos anos.

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, está otimista. “O Brasil vai crescer, no próximo ano, acima de 3%, mais do que as projeções atuais, e Minas também vai ter um crescimento mais vigoroso”, afirma. Para o líder industrial, as mudanças no ambiente regulatório, as alterações na legislação, a redução na taxa de juros e a volta da atividade minerária vão permitir um maior crescimento da economia.

Em 2019, a estimativa é que a indústria mineira feche o ano com queda em sua produção de 4,96% e no PIB de 1,24%. A produção física da indústria de transformação deverá ter aumento de 1,55%, e a indústria extrativa, queda de cerca de 25%, influenciada pelos efeitos da paralisação parcial da atividade minerária no estado após o rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro.

O primeiro semestre registrou fraco desempenho na economia brasileira. O cenário apresentava elevada ociosidade na indústria e no setor de serviços, o mercado de trabalho estava em recuperação, além do rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho, que impactou negativamente os indicadores. Esses fatores levaram a queda na confiança e revisões para baixo nas estimativas de crescimento para o ano.

Já o segundo semestre mostrou uma leve recuperação da atividade econômica, impulsionada pela aprovação da reforma da Previdência, expectativas de inflação abaixo da meta do Banco Central, queda da taxa de juros e aumento do consumo das famílias, com a liberação do FGTS e a retomada gradual da indústria extrativa.

Fiemg Regional Rio Doce

O presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Marcos Lopes, também está otimista com o ano de 2020. “Para o novo ano, as expectativas para a economia são mais animadoras. Apesar de a economia brasileira ter um fraco desempenho na primeira metade do ano, influenciada, em grande medida, pelas incertezas políticas, os principais indicadores de atividade começaram a dar sinais de recuperação no segundo semestre, amparados pela queda dos juros e pela recuperação, embora lenta, do mercado de trabalho”, disse Lopes.

Apesar dos desafios enfrentados no contexto socioeconômico e político, Lopes ressaltou que na Fiemg Regional Rio Doce, Sesi e Senai e Sindicatos Empresariais o trabalho não parou e as entidades alcançaram, de forma integrada, resultados expressivos.

Só no Sesi e Senai, mais de 1700 alunos foram matriculados em 2019. O Sesi recebeu Troféu de Ouro na Mostra Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro e também medalhas de prata e menção honrosa na Olimpíada Kanguru de Matemática e Olimpíada Nacional de Ciências. A escola ainda foi considerada uma das melhores de Valadares nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Torneio de Robótica, em Belo Horizonte, os alunos da Turma do Bob conquistaram o 1º lugar na Programação do Design do Robô. No Programa Jovem Aprendiz do Senai, 78% dos alunos foram contratados pelas 30 indústrias participantes.

Mais de 170 ações, como cursos, palestras e workshops, foram realizados pela Fiemg Regional Rio Doce, e mais de 5 mil pessoas participaram dessas ações. Além disso, a Regional apoiou as campanhas “Sudene Já”, “Somos Todos Mineiros”, “Pacto Por Minas” e “Reforma da Previdência”. Nas áreas de Meio Ambiente e Acesso ao Crédito, mais de 300 atendimentos foram realizados. Em Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, mais de 15 mil atendimentos foram realizados, além de atividades físicas empresariais e promoção da saúde. A qualidade de vida também está presente no Sesi, com mais de 350 alunos matriculados na Escola de Esportes.

Os Sindicatos Empresariais também trabalharam em prol do desenvolvimento da indústria, ofertando 13 cursos de capacitação, workshops e eventos sociais.

Lopes disse que está muito satisfeito com os resultados, mas sabe que ainda precisa avançar mais. “Estou contente com o que já conquistamos. Estamos arrumando as casas. Fizemos a mudança da Fiemg para dentro do Senai, tornando uma Unidade Integrada. Estamos melhorando os espaços do Sesi, implantando novamente a Educação Infantil, revitalizando a escola, e tenho certeza que 2020 será de grandes conquistas”, afirmou.

“Quero agradecer à minha equipe e também aos presidentes dos Sindicatos da Indústria pela parceria durante 2019. Foi um ano de muito aprendizado, organização das casas, definição de um planejamento estratégico macro e integrado, permitindo que tenhamos uma visão do futuro. Os bons frutos são resultado de um trabalho de dedicação preocupado com o crescimento da indústria e das pessoas. E é assim que queremos ser reconhecidos, como o maior parceiro da indústria. Só com a união dos industriais e industriários, dos Sindicatos Empresariais e com a contribuição da Fiemg Regional Rio Doce, Sesi e Senai é que poderemos construir uma indústria forte e sustentável. Assim como nosso presidente Flávio Roscoe disse, eu acredito que a Fiemg e a indústria estão prontas para serem protagonistas na retomada do crescimento de Minas Gerais e do Brasil, sempre conectados aos anseios da sociedade. O desenvolvimento do setor está associado ao desenvolvimento do país e à melhora das condições de vida dos brasileiros. Com essa convicção, reiteramos o nosso empenho na conquista de um país e de um estado mais competitivo, socialmente justo e economicamente desenvolvido”, concluiu.

Férias coletivas

A Fiemg Regional Rio Doce estará de férias coletivas no período de 23/12/2019 a 03/01/2020. As atividades serão retomadas, normalmente, no dia 06/01/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM