GOVERNADOR VALADARES – O Sebrae Minas prorrogou o prazo de inscrições para a seleção de bolsistas do Programa ALI Produtividade, voltado a profissionais com nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A iniciativa oferece 17 vagas imediatas e 170 de cadastro de reserva, distribuídas em 85 municípios mineiros.
Na regional Rio Doce e Vale do Aço, ainda há vagas disponíveis nos municípios de Caratinga e João Monlevade. Os interessados podem se inscrever até domingo, 15 de fevereiro, pelo site do Sebrae.
Os selecionados iniciarão suas atividades em 1º de julho deste ano. O programa tem como objetivo estimular a inovação nos pequenos negócios, oferecendo acompanhamento e orientação para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar produtos, serviços ou processos.
“Os agentes ALI devem prospectar e acompanhar as empresas por um ciclo de seis meses, realizando diagnósticos, propondo ferramentas de inovação, mensurando indicadores e elaborando relatórios técnicos, estimulando a cultura da inovação nos pequenos negócios”, explica a analista do Sebrae Minas, Thais Silva.
Perfil e seleção
A seleção inclui análise curricular e documental, prova de conhecimentos, dinâmica de grupo e entrevista on-line individual. Para concorrer, os candidatos devem ter graduação em qualquer área, em curso reconhecido pelo MEC, e residir no município da vaga ou em um raio de até 30 km. Os bolsistas atuarão em empresas localizadas a até 100 km da cidade de alocação, por 12 meses, podendo estender-se a 18 meses.
O edital completo está disponíve no link. Informações sobre vagas por município e links de inscrição podem ser conferidos no drive.
Resultados do programa
Em 2025, mais de 6 mil pequenos negócios foram acompanhados pelo Programa ALI Produtividade em Minas Gerais. Segundo levantamento do Sebrae Minas, as empresas atendidas registraram aumento médio de 11,8% no faturamento e 31% na produtividade.











