[the_ad id="288653"]

Projeto do IFMG-GV sobre suscetibilidade à dengue integra e-book lançado na COP30

FOTO: Divulgação/IFMG-GV

GOVERNADOR VALADARES – O combate à dengue ganhou mais um importante aliado vindo de Governador Valadares. O projeto “Determinação da suscetibilidade espacial à dengue, na zona urbana de Governador Valadares, utilizando a integração entre sistemas de informação geográfica (SIG) e análise multicritério”, desenvolvido no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares, passou a integrar o e-book Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, lançado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

A publicação reúne 57 projetos de Extensão e Inovação desenvolvidos por instituições da Rede Federal e que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando o papel das instituições públicas na construção de soluções sociais e ambientais para o país. Produzido em versões em português e inglês, o material é fruto de um edital de 2024 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em parceria com a Setec/MEC e o Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif. O lançamento ocorreu no dia 12 de novembro, na Green Zone da COP30, em Belém (PA).

O estudo foi conduzido pela egressa Ísley de Andrade, da segunda turma de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG-GV, sob orientação do professor Arnaldo José Cambraia Neto. O projeto foi selecionado pelo Edital 57/2022 – Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa, e recebeu apoio da FAPEMIG. A pesquisa desenvolveu um modelo de identificação dos níveis de suscetibilidade ao surgimento do mosquito Aedes aegypti na área urbana de Valadares, considerando fatores ambientais e sociais. Esses dados passaram por uma análise de pesos utilizando o Método de Análise Hierárquica (AHP) e foram incorporados a um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para validar os resultados, o trabalho tomou como base a incidência de casos confirmados nos distritos sanitários ao longo dos últimos cinco anos.

Os resultados mostraram que as variáveis selecionadas foram eficazes para determinar as zonas urbanas mais vulneráveis à proliferação do mosquito. A pesquisa oferece informações que podem auxiliar gestores de saúde pública na tomada de decisões mais assertivas, direcionando ações de combate ao vetor e contribuindo para a redução dos casos de dengue. Entre os produtos gerados estão o relatório final, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ísley e um artigo científico, atualmente em processo de avaliação.

Para o professor Arnaldo, ver o projeto ganhar visibilidade nacional e internacional é motivo de orgulho. “O melhor e mais valioso resultado deste trabalho é ver que ele pode chegar para muitas pessoas e inspirar novos estudos, além de poder contribuir para a comunidade”, afirmou. A pesquisadora Ísley destaca a importância da análise espacial para compreender o comportamento da doença na cidade. Segundo ela, o estudo possui grande relevância ao identificar os fatores que influenciam o surgimento e a propagação da dengue, além de fornecer subsídios para o planejamento em saúde pública e servir de referência para novas pesquisas.

O e-book lançado na COP30 está disponível gratuitamente no repositório do IFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM