Produção acompanha chef, feira livre e queijaria artesanal até o Pico da Ibituruna
GOVERNADOR VALADARES – O curta-metragem Sabores da Montanha e do Vale, dirigido pela jornalista Liliane Ambrósio, estreia em dezembro trazendo um retrato da cultura e da culinária mineira sob uma perspectiva valadarense. A produção articula o cotidiano dos produtores rurais, o movimento da feira livre, técnicas da cozinha tradicional e contemporânea e a paisagem do Pico da Ibituruna, um dos principais cartões-postais de Valadares.
A feira popular é o ponto de partida da narrativa. Acompanhado pela equipe, o chef Guilherme Matias mergulha nos ingredientes, histórias e saberes que brotam da terra. Em diálogo direto com produtores locais, o filme evidencia como trabalho, cuidado e tradição moldam os sabores característicos da culinária de Minas Gerais.
O roteiro segue então para o Pico da Ibituruna, onde cozinheiros locais apresentam pratos típicos que conectam gastronomia e paisagem. A obra também passa pela premiada Queijaria Ribeiro Fiorentini, referência regional na produção de queijos artesanais. Nesse percurso, o curta revela como técnica e tradição se encontram para transformar o queijo mineiro — patrimônio cultural do Estado — em verdadeiro ícone.
Produzido por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Governador Valadares, Sabores da Montanha e do Vale reforça a força da produção audiovisual independente e valoriza histórias que compõem a identidade cultural da região. Com 16 minutos de duração, o filme destaca olhares e personagens que vivem diariamente a realidade retratada, da feira ao campo, do fogão ao pico.
A estreia está marcada para 7 de dezembro, no Minas Play, plataforma de streaming mineira. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares Android e iOS, além de poder ser acessado pela televisão.











