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Comércio aposta em alta nas vendas na Black Friday, aponta Fecomércio MG

FOTO: Arquivo/DRD

Pesquisa revela crescimento na adesão dos lojistas mineiros à data e expectativa positiva para o fim de ano

GOVERNADOR VALADARES – O comércio de Minas Gerais está otimista para a Black Friday 2025, que acontece no dia 28 de novembro. Segundo a Pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, os empresários esperam um crescimento de até 40% nas vendas durante o período promocional.

O levantamento mostra que a data já está consolidada entre os comerciantes mineiros: 94,9% das empresas conhecem a Black Friday, e 39,2% planejam participar das ações de vendas neste ano — um leve aumento em relação a 2024, quando 37,9% aderiram.

De acordo com a pesquisa, 15% das empresas pretendem conceder descontos superiores a 50%, enquanto 35,7% ainda avaliam os percentuais que serão aplicados. As promoções devem ocorrer tanto em lojas físicas (38,4%) quanto em lojas virtuais (21,9%).

As ações mais citadas pelos empresários incluem descontos, promoções especiais e campanhas de divulgação, que devem ser adotadas por 41,1% dos entrevistados.

Black Friday não tira o brilho do Natal

A pesquisa também analisou o impacto da Black Friday nas vendas de fim de ano. A maioria dos varejistas (63,3%) acredita que a data não interfere nas vendas de Natal, enquanto 22,9% avaliam que ela ajuda a impulsioná-las. Apenas 13,7% percebem efeitos negativos, como a antecipação das compras natalinas ou a redução do poder de compra dos consumidores após as promoções.

Otimismo prevalece entre os empresários

Mesmo com um cenário econômico desafiador, o otimismo predomina: 58,3% dos empresários acreditam que nada deve atrapalhar as vendas na Black Friday. Ainda assim, 16,6% apontam a crise econômica e o baixo fluxo de consumidores como possíveis obstáculos, enquanto 13,2% citam a concorrência como fator de preocupação.

Entre os que não vão participar das ações promocionais, os principais motivos são falta de interesse (70,6%), baixa rentabilidade (15%), fluxo reduzido de vendas (14,5%) e falta de recursos para investir (14%).

Black Friday como estratégia de retomada

Para Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, o momento é estratégico para o comércio mineiro.

“Em um cenário de juros elevados e alto endividamento das famílias, a Black Friday representa uma oportunidade de antecipar compras com descontos expressivos, o que ajuda o consumidor a equilibrar o orçamento e estimula o consumo. Para o empresário, é a chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez”, afirma.

Martins reforça que o crescimento da adesão à Black Friday e a percepção de que ela não prejudica as vendas de Natal confirmam o fortalecimento da data no calendário promocional do varejo mineiro.

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