GOVERNADOR VALADARES – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC) e da Plataforma Semente, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, está convidando a comunidade de Governador Valadares para participar de uma iniciativa que vai transformar a trajetória da Escola Estadual Sagrada Família em um documentário e em uma exposição fotográfica.
A ação faz parte do projeto MORADORES | EDUCAÇÃO, que chega à cidade entre os dias 27 e 29 de agosto (quarta a sexta-feira). Nesse período, atuais e ex-alunos, professores, funcionários e qualquer pessoa ligada à instituição poderão deixar seus depoimentos na chamada “tenda branca de ouvir histórias”, instalada no pátio da escola, localizada na Rua dos Guaranis, nº 166, no bairro Parque da Fraternidade. O espaço estará aberto das 9h às 17h.
A proposta do projeto é valorizar as escolas públicas como territórios de pertencimento e lugares de memória para quem conviveu ou convive nesses espaços. Governador Valadares é a quinta cidade mineira a receber a caravana do MORADORES | EDUCAÇÃO, que já passou por Belo Horizonte, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberaba. Até 2026, oito escolas estaduais serão contempladas.

Na tenda, os participantes serão fotografados e convidados a compartilhar suas lembranças com a equipe formada por fotógrafos, videomakers e jornalistas. O material será registrado em vídeo e fotografia, compondo o acervo da Escola Estadual Sagrada Família e dando voz às histórias da comunidade escolar.
Para a promotora de Justiça e coordenadora do CAOEDUC/MPMG, Giselle de Oliveira, o projeto é uma oportunidade de reafirmar o papel das escolas como espaços coletivos e culturais. “O ambiente escolar é um território vasto, diversificado e repleto de histórias e memórias. O objetivo do projeto ao documentar tudo isso é mergulhar nesse universo das pessoas e, assim, reafirmar a identidade cultural e comunitária de toda a rede pública de ensino”, destacou.
Lançamento do documentário e da exposição
Após a coleta dos depoimentos, o material passará por edição para dar origem a um documentário e a uma exposição fotográfica. O lançamento está marcado para o dia 28 de outubro (terça-feira), às 19h, em um evento cultural na própria Escola Estadual Sagrada Família. Além da exibição do filme e da abertura da mostra, a programação contará com apresentações culturais e um “varal fotográfico”, onde todas as imagens registradas na tenda serão expostas e, posteriormente, poderão ser retiradas gratuitamente pelos participantes como recordação.
A exposição ficará aberta ao público durante uma semana e contará também com um catálogo impresso, reunindo fotos e pequenas biografias dos personagens retratados. Os documentários e materiais já produzidos pelo projeto podem ser acessados no site moradoreseducacao.com.br ou pelo perfil no Instagram @projetomoradores.












